Acadêmicos de Enfermagem e Fisioterapia da UniAteneu podem fazer inscrição para estágio voluntário

Para mais informações, os acadêmicos de Enfermagem e Fisioterapia da UniAteneu deverão entrar em contato com a Coordenação de Estágios em Saúde.

Estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu que estão no último ano da graduação podem fazer a inscrição para participar de estágio voluntário no programa “O Brasil conta comigo – Acadêmico” para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), conforme o edital nº 04 de 31 de março de 2020 publicado pelo Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (MS/SGTES). A carga horária poderá ser usada para os estágios curriculares obrigatórios. O cadastramento para a Ação Estratégica se dará com o preenchimento do formulário “Ficha do Aluno”, acessível no sistema “O Brasil Conta Comigo – Acadêmico” acessando o site http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/.

Segundo o edital, os objetivos da campanha são:

– Operacionalizar a execução de ações estratégicas para fortalecer o enfrentamento à Covid-19 com a suplementação excepcional e temporária de alunos dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia do sistema federal de ensino, em estabelecimentos de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto vigorar a declaração de emergência em saúde pública no País.

– Promover a adesão de estados, Distrito Federal, municípios e estabelecimentos de saúde privados sem fins lucrativos que prestem serviços no âmbito do SUS à Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo”.

– Viabilizar o cadastramento, para os alunos dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia do sistema federal de ensino, junto ao Ministério da Saúde, para futuro compromisso suplementar de cobertura assistencial à população no enfrentamento à Covid-19 no âmbito da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Acadêmico”.

– Promover o encontro entre os estabelecimentos de saúde, demandantes de serviços de saúde para cobertura assistencial à população em caráter excepcional e temporário, com os alunos que se cadastrarem na Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo”, através de sistema eletrônico formatado em plataforma multilateral “matchmaking”.

– Proporcionar um ambiente desburocratizado de operacionalização das Ações Estratégicas de que trata o edital para os participantes previstos nos artigos 2º e 5º da Portaria GM/MS nº 492, de 23 de março de 2020, com a racionalização de atos e procedimentos, conforme dispõe a Lei nº 13.726, de 8 de outubro de 2018.

As inscrições para o programa iniciaram no dia 02 de abril e prosseguirá enquanto durar a situação de emergência em saúde pública no Brasil. Para mais informações, os alunos deverão entrar em contato com a Coordenação de Estágios em Saúde da UniAteneu.

Edital nº 4, de 31 de março de 2020 – DOU – Imprensa Nacional