Alunos de curso de especialização criam empresa virtual como exemplo de empreendedorismo e inovação

O projeto trata-se da idealização da 4W3M Consultoria em Compliance, uma empresa virtual de consultoria que soma conhecimentos, qualificações, capacidades e experiências de profissionais.

Alunos do Curso de Especialização em Direito Aplicado ao Setor Pessoal do Instituto de Pós-Graduação Ateneu desenvolvem desde março deste ano, no curso de extensão em Compliance Oficcer, o projeto piloto de criação de uma empresa virtual que se adequa, principalmente, ao contexto hoje vivemos em meio aos impactos causados pela pandemia da Covid-19. O projeto trata-se da idealização da 4W3M Consultoria em Compliance, uma empresa de consultoria que soma conhecimentos, qualificações, capacidades e experiências de profissionais que há muito tempo no mercado. Os alunos aprendem a como geri-la melhor diante do cenário atual, colocando em prática o conhecimento adquirido com o auxílio do prof. Afonso Albuquerque, docente e coordenador do curso de pós-graduação.

Apesar dos alunos terem o apoio do professor como facilitador, eles são incentivados a tomarem as decisões de forma independente, como se fossem proprietários ou gestores da empresa, com ações que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem. Além de toda a estruturação burocrática e conceitual, eles ainda criaram a identidade visual e o portfólio da empresa. Agora, os alunos, que escolheram ser consultores em compliance, estão na fase de início da prestação dos serviços de consultoria ofertados, que são gratuitos para o público.

A empresa virtual surgiu para trazer solução e aumento na lucratividade das empresas, apontando os pontos nevrálgicos a serem corrigidos e atuando ostensiva e preventivamente na gestão em seus mais variados aspectos. São oferecidos os seguintes serviços: análise de viabilidade do negócio, recrutamento e seleção, elaboração de código de ética da empresa, elaboração de fluxograma de atividades, elaboração de regulamento da empresa, elaboração de Manual de Atribuições orgânico-funcionais de cada setor da empresa, elaboração de relatório constando os pontos críticos da empresa com a sugestão de soluções a serem implementadas, auditoria trabalhista, auditoria tributária, auditoria previdenciária e gestão da qualidade.

“Os serviços oferecidos pela empresa têm por objetivo a prevenção de riscos dos negócios empresariais, passando pela gestão e implantação de um sistema de qualidade, com elaboração do fluxograma de atividades e criação do manual de atribuições orgânico-funcionais, sem esquecer das auditorias trabalhista, previdenciária e tributária. O mapeamento dos riscos trabalhistas, um dos maiores custos das empresas, envolve o conhecimento adquirido em sala de aula e na vida prática de cada um em Departamento Pessoal”, afirmou o prof. Afonso Albuquerque. Segundo o coordenador, o conhecimento prévio e a formação de cada um dos alunos se torna importante na elaboração de regulamentos, código de ética, regimento interno, entre outros aspectos. Nesta etapa inicial da empresa, empresas clientes servirão de base para propagar e atestar a capacidade técnica dos consultores em compliance.