Alunos do Curso de Pedagogia realizam aulas remotas e entrevistas com professores e gestores da Educação

Outras disciplinas do Curso de Pedagogia também estão com participação de profissionais ligados à área da educação programadas para as próximas semanas.

Enquanto estamos em isolamento social por conta da pandemia do novo Coronavírus, as aulas remotas de todos os cursos de graduação do Centro Universitário Ateneu acontecem com atividades sendo realizadas de forma virtual. É o que ocorre com alunos das disciplinas de estágios supervisionados (Ensino Fundamental I, Educação Infantil e Gestão Escolar) do Curso de Pedagogia da UniAteneu da unidade acadêmica Messejana, que mesmo durante a quarentena, estão sendo beneficiados com metodologias efetivas que proporcionam o conhecimento prático. Para isso, colaboram com o processo de formação dos acadêmicos neste período profissionais da área de Educação de escolas públicas de Fortaleza, como professores e gestores.

Através da participação desses profissionais, os alunos puderam identificar por meio de entrevistas as principais atribuições do gestor escolar, assim como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Outras disciplinas do curso também estão com participação de profissionais ligados à área da educação programadas para as próximas semanas. Como forma de ampliar o conhecimento prático, o curso promove também atividades relacionadas à prática docente através de vídeo aulas em que os próprios alunos gravam uma aula voltada para o Ensino Fundamental ou a Educação Infantil, tendo como fundamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estas aulas estão disponíveis no blog “Pedagogia em foco: reconstruindo saberes”.

“A entrevista com o diretor da Escola José de Alencar foi muito gratificante, pois ampliou o nosso conhecimento sobre a gestão escolar e o seu papel junto à escola. O diretor falou como estão sendo realizadas as aulas nesse momento de pandemia, mostrando a preocupação para que os alunos não sejam prejudicados e também falou sobre o seu trabalho na escola, preparando os alunos para os grandes desafios da vida. Foi muito enriquecedor a participação do diretor na escola”, afirmou o aluno Edson Fernandes Silva Paiva, que está no 8ª semestre Curso de Pedagogia da UniAteneu.

Para o aluno José Francimilton da Cruz Lima, do 4ª semestre, o Curso de Pedagogia da UniAteneu mudou a sua realidade para adaptar-se à nova fase que estamos a vivenciar. “Através de vídeo aulas e do Ambiente Virtual, os professores conseguem manter os seus planejamentos para que a aprendizagem continue acontecendo. Com novas ideias, o curso também lançou um blog com conteúdos exclusivos de seus alunos, para fazer com que a educação não fique parada no tempo, mas caminhe rumo a uma sociedade capaz de transformar o meio educacional com novas estratégias e novas ideias”, complementou o acadêmico de Pedagogia.

“O fato de considerar meus professores como mentores, tornou o momento bastante especial. Naquela aula, eu estava atuando ao lado de alguém que havia contribuído para a minha formação e ao mesmo tempo eu estava tendo a oportunidade de contribuir para a formação inicial de outros. Ensinar é uma paixão em minha vida. Portanto, toda oportunidade que tenho de compartilhar conhecimento é vivida como se fosse única”, disse a profª. Flávia Pereira de Carvalho, ex-aluna do Curso de Pedagogia da Uniateneu e professora do Ensino Fundamental I, que foi entrevistada na disciplina de Estágio Supervisionado II.  “Quando conseguimos associar a prática durante as atividades remotas, contribuímos efetivamente para uma formação crítica e reflexiva dos nossos alunos”, avaliou a profª. Emanuelle Oliveira, coordenadora do Curso de Pedagogia da UniAteneu na unidade acadêmica Messejana.