Curso de Psicologia no Antônio Bezerra aposta em atividades extras para estimular o aprendizado

Por meio de palestras, ações e oficinas, as iniciativas têm proporcionado o aperfeiçoamento de habilidades e a promoção de saberes aos discentes 

 

 

No primeiro semestre de 2019, o curso de Psicologia do Centro Universitário Ateneu, Sede Antônio Bezerra, realizou diversas atividades com o objetivo de potencializar o conhecimento adquirido nas aulas, assim como refinar as habilidades práticas dos alunos. 

De acordo com a Coordenadora Profa. Ma. Denise Neiva, o curso de psicologia da UniAteneu pensa de forma integral, onde saberes e práticas caminham juntos para o desenvolvimento dos futuros psicólogos. 

A partir disso, visando a construção de uma formação completa desses estudantes, atividades para além da sala de aula, com a presença de renomados convidados, foram destaque nas ações promovidas pelo curso no primeiro semestre desse ano. 

Entre essas atividades, destacam-se: 

 

Participação dos alunos de Psicologia na I Semana da Norma Jurídica da UniAteneu 

Com o objetivo de proporcionar vivências e aprendizados, os alunos de psicologia puderam participar das atividades realizadas na I Semana da Norma Jurídica, promovida pelo curso de Direito da UniAteneu. O Evento, que contou com a presença de renomados profissionais, trouxe à instituição a Sra. Maria da Penha, que compartilhou sua trajetória de vida e discutiu questões acerca da violência doméstica. Na ocasião, os alunos usufruíram de momentos enriquecedores, já que puderam compreender como outras áreas estudam e pesquisam a temática abordada. 

 

Palestra com a Profa. Me. Rebecca Arrais sobre Psicologia Hospitalar 

Os alunos dos turnos da manhã e da noite puderam participar de uma roda de conversa sobre o ofício do psicólogo no âmbito hospitalar. Durante a ocasião, a palestrante Profa. Me. Rebecca Arrais, que é mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e possui Residência em Cancerologia pelo Instituto do Câncer do Ceará, discutiu o papel desse profissional frente às situações decorrentes nesses ambientes, como as de adoecimento e morte. 

 

Palestra do Presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-11), Prof. Me. Diego Mendonça, na sede Antônio Bezerra. 

Pela primeira vez, representantes do Conselho Regional de Psicologia do Ceará – CRP 11/CE estiveram presentes na UniAteneu. Com o comparecimento do Presidente, Prof. Me. Diego Mendonça, foi possível discutir questões pertinentes à área, como as novidades acerca da internação compulsória de pacientes com distúrbios mentais e a atual posição do Conselho Federal de Psicologia. Tal momento ainda propiciou responder questões colocadas pelos alunos, durante os dois dias de atividade, sobre outros assuntos importantes à formação em Psicologia. 

 

Oficina de Escrita Científica 

Proposta pelo Prof. Me. Luís Fernando Benício (Doutorando em Psicologia na Universidade Federal do Ceará), a oficina de escrita científica objetivou proporcionar momentos de vivências dentro da disciplina de Pesquisa em Psicologia. Unindo os alunos das sedes Lagoa de Messejana e Antônio Bezerra, a ideia se apresentou satisfatória, já que que alunos de vários cursos decidiram participar desta atividade que se tornou um grande sucesso. A demanda foi tão grande que decidimos dar continuidade a esta atividade em 2019.2. 

 

Ação sobre Envelhecimento Saudável 

Entre as diversas disciplinas ofertadas no curso de psicologia da uniateneu, a de “Psicologia do Envelhecimento” visa discutir a melhor idade como um campo emergente de atuação, tendo em vista o processo de crescimento da população idosa em nosso país. 

A partir disso, a docente responsável, Profa. Gueira Vilhena, propôs uma ação interventiva sobre o envelhecimento saudável juntamente com os seus alunos. Durante a ação, as salas de aulas foram divididas em atividades, nas quais os participantes poderiam vivenciar como seriam quando fossem idosos. Foi possível também contar com a participação de alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Educação Física e Pedagogia. 

Segundo a Coordenadora do Curso, Profa. Ma. Denise Neiva, “foi um momento de grandes trocas com alunos em processo de formação de outras áreas, e deu para perceber que esse tipo de atividade auxilia no aperfeiçoamento de habilidades e a compreensão dos discentes sobre um assunto específico”, afirmou. 

 

Publicada: 01/08/19 às 14h53