Enfermagem

O Curso de Enfermagem da UniAteneu oferece aos alunos a oportunidade de vivenciar as práticas acadêmicas diferenciadas de modo a conquistar os resultados voltados para as práticas de ensino (teórico e prático), pesquisa e extensão.

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

10 semestres

TURNO

Manhã, Noite

MODALIDADE

Presencial

Matriz Curricular

+ -
Lista de Disciplinas
ANATOMIA HUMANA

BASES DO ENSINO ATIVO

BASES SOCIOANTROPOLÓGICAS E FILOSÓFICAS EM SAÚDE

BASES TEÓRICAS E METODOLOGICAS DA ENFERMAGEM

BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA

BIOQUÍMICA

CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

ENFERMAGEM CIRÚRGICA

ENFERMAGEM EM INFECTOLOGIA

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO DE ALTA COMPLEXIDADE

ENFERMAGEM ONCOLÓGICA

EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE COLETIVA

PesquESTÁGIO SUPERVISIONADO AMBULATORIAL E HOSPITALARisa em Enfermagem e Saúde

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ATENÇÃO BÁSICA E COMUNIDADE

EXAMES LABORATÓRIAIS E DE IMAGEM APLICADA À ENFERMAGEM

FARMACOLOGIA

FISIOLOGIA HUMANA

FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA

GESTÃO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE

HISTÓRIA E INTRODUÇÃO A ENFERMAGEM

INTERVENÇÃO PSICOEDUCATIVA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

METODOLOGIA DO ENSINO DA ENFERMAGEM

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

NUTRIÇÃO EM SAÚDE

PARASITOLOGIA

PATOLOGIA

PESQUISA EM ENFERMAGEM E SAUDE

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

PROCESSO DE CUIDAR DE ENFERMAGEM EM GRUPOS POPULACIONAIS DIVERSOS

PROCESSO EM CUIDAR DE ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIAS E TRAUMA

PROCESSO EM CUIDAR DE ENFERMAGEM NA SAÚDE COMUNITÁRIA E DA FAMILIA

PROCESSO EM CUIDAR DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM NASCIDO

PROCESSO EM CUIDAR DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO

PROCESSO EM CUIDAR DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DO IDOSO

PROCESSO EM CUIDAR DE ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL

PROCESSOS DE CUIDAR DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA 

PROCESSOS DE CUIDAR DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADOLESCENTE

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA NA ENFERMAGEM

TCC - ELABORAÇÃO

TCC - ORIENTAÇÃO

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

Saiba mais

Por Dentro do Curso

+ -
Apresentação

O Curso de Enfermagem do Centro Universitário Ateneu tem como missão formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento profissional atual, voltado para as práticas assistências e gerenciais, de modo a se dedicar a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas.

+ -
Sobre o curso

O profissional formado em Enfermagem atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. A Enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da Saúde Coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade.

Assim, o profissional de Enfermagem poderá exercer suas atribuições dentro das 60 especialidades da Enfermagem que o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) regulamenta para o exercício profissional. O Curso Superior de Graduação em Enfermagem da UniAteneu para funcionamento na unidade acadêmica Lagoa de Messejana foi autorizado pela portaria nº 280 do Ministério da Educação (MEC), de 19 de dezembro de 2012; e reconhecido pela portaria nº 373 do MEC, de 29 de maio de 2018. Através da portaria nº 969 do MEC, de 06 de setembro de 2017, o Curso de Enfermagem na unidade Antônio Bezerra teve a formalização do seu reconhecimento.

+ -
Por que cursar Enfermagem na UniAteneu?

O Curso de Enfermagem da UniAteneu proporciona ao discente uma formação generalista, pautada em um ensino diferenciado, de modo a trabalhar todos os aspectos da graduação, trabalhando o tripé ensino, pesquisa e extensão. No ensino, nossa instituição proporciona um ensino baseado em metodologias ativas, voltadas para a prática profissional, através de simulações realísticas, práticas assistidas em laboratórios e práticas nos campos, tanto na assistência como na gerência e, principalmente, o desenvolvimento profissional com a formação em competências.

Na área da pesquisa, o Centro Universitário Ateneu proporciona ao alunado o contato com a pesquisa científica, de modo a desenvolver habilidades para a prática do enfermeiro pesquisador, assim como a preparar o mesmo para a carreira acadêmica. Para isso, ofertamos grupos de pesquisas e ligas acadêmicas em diversas áreas da área da Enfermagem.

Na extensão, temos os Projetos Interdisciplinares e as atividades acadêmicas de extensão ofertados a partir do primeiro período do curso, onde os alunos desenvolvem as atividades curriculares na comunidade, associando às disciplinas daquele período e desenvolvendo tecnologias educativas com o intuito de atender os novos paradigmas que mercado de trabalho exige do enfermeiro dentro do novo contexto de saúde que a atualidade busca deste profissional.

 

+ -
Objetivo Geral

Formar profissionais de Enfermagem competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados de maneira generalista no cuidado e nas suas dimensões (assistencial, gerenciamento, pesquisa e atendimento à comunidade), através do processo de aprendizagem constante nas diversas áreas do saber e a assimilação de valores éticos para uma participação crítica e construtiva destes profissionais como cidadãos.

+ -
Objetivos Específicos

Formar profissionais com habilidades teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas comprometidos com os valores e princípios norteadores da profissão.

– Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo nas instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS).

– Fundamentar a capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas eficazes que priorizam custo/benefício.

– Capacitar o egresso a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade.

– Habilitar profissionais de Enfermagem a fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e da informação, da mesma forma que deve estar apto a ser gestor, empregador e líder nas equipes de saúde.

– Capacitar o aprendizado contínuo, tanto na formação, quanto na prática profissional.

– Formar profissionais capazes de elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais públicas, empresariais, da organização da sociedade civil e da área da Saúde.

– Estimular a atitude investigativa como princípio, de modo a apreender, demonstrar e intervir junto aos fenômenos da realidade social.

– Instrumentalizar o acadêmico para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

– Estimular o aperfeiçoamento profissional através de capacitação continuada.

– Concorrer para o desenvolvimento do exercício da cidadania e do processo de democratização da sociedade brasileira.

– Contribuir para o desenvolvimento da região de inserção, mediante políticas de inclusão social e de atendimento à saúde

É exatamente neste contexto que se constitui a necessidade da oferta do Curso de Enfermagem, pois o perfil profissional do egresso visa preencher uma lacuna carente de profissionais nessa área no mercado de trabalho, bem como buscar o equilíbrio social da região de inserção.

+ -
Áreas de Atuação

O Conselho Federal de Enfermagem, por meio da resolução nº 581/2018, habilita o profissional de Enfermagem para atuar em três linhas de atuação que se agrupam 60 especialidades distribuídas em três grandes áreas:

 

Área I:

– Saúde Coletiva

– Saúde da Criança e do Adolescente

– Saúde do Adulto (Saúde do Homem e da Mulher)

– Saúde do Idoso

 

Área II:

– Gestão

 

Área III:

– Ensino e Pesquisa

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

As competências e habilidades gerais propostas pelo Curso de Enfermagem do UniAteneu tem embasamento nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o referido curso, e relacionam-se a um perfil profissional em Saúde capaz de atender adequadamente às demandas de saúde de indivíduos, famílias e comunidades. Estas competências e habilidades gerais de profissionais de Saúde, preconizadas pelo curso, são enumeradas a seguir:

 

– Atenção à saúde

– Tomada de decisões

– Comunicação

– Liderança

– Administração e Gerenciamento

– Educação Permanente

+ -
Diferenciais do Curso

O Curso de Graduação em Enfermagem da UniAteneu oferece ao alunado a oportunidade de vivenciar as práticas acadêmicas diferenciadas de modo a conquistar os resultados voltados para as práticas de ensino (teórico e prático), pesquisa e extensão.

+ -
Especialidades
  • UTI e/ou Alta Complexidade
  • Neonatal e/ou pediátrica
  • Enfermagem obstétrica
  • Enfermagem em Centro Cirúrgico
  • Enfermagem em urgência e emergência
  • Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica
  • Enfermagem em Nefrologia
  • Enfermagem em Saúde Mental
  • Docência Universitária
  • Gestão de Saúde, Acreditação e Auditoria
+ -
Conquistas e Reconhecimentos

O Curso de Enfermagem possui reconhecimento no mercado por formar profissionais onde o mercado de trabalho absorve de modo a atender estas demandas mercadológicas, assim como o reconhecimento como curso de excelência por participar ativamente de eventos científicos e sociais.

+ -
Coordenação do Curso

Coordenador: Prof. Dr. Samuel Ramalho Torres Maia

Doutor e mestre em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), especialista em Urgência e Emergência Pré-Hospitalar pelo Centro Universitário Christus, especialista em Gestão, Auditoria e Perícias em Sistemas de Saúde pela Uece e graduado em Enfermagem também pela Uece. É membro do Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde e Enfermagem (Lapracse) e atua nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação em Saúde, Juventudes, Planejamento Familiar e Emergência. Foi bolsista de Promoção da Inovação Tecnológica (Nível Mestrado) pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e atuou como enfermeiro plantonista em Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Atualmente, é professor e coordenador do curso de graduação em Enfermagem e coordenador dos cursos de pós-graduação na área da Enfermagem da UniAteneu.

Curriculum Lattes| [email protected]

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO