Farmácia

O Curso de Farmácia da UniAteneu se destaca por integrar a teoria e a prática sempre buscando, desde os primeiros semestres, levar os alunos para conhecer a prática da profissão.

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

10 Semestres

TURNO

Manhã, Noite

MODALIDADE

Presencial, Ateneu + (Semipresencial)

Matriz Curricular

+ -
Lista de Disciplinas
ANÁLISES TOXICOLÓGICAS

ANATOMIA HUMANA

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

BASES DO ENSINO ATIVO

BASES SOCIOANTROPOLÓGICAS E FILOSÓFICAS EM SAÚDE

BIOESTATÍSTICA

BIOQUÍMICA

BIOQUIMICA CLÍNICA E URONÁLISES

BIOQUÍMICA METABÓLICA

BIOSSEGURANÇA E CONTROLE DE QUALIDADE

BOTÂNICA

BROMATOLOGIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

CITOLOGIA CLÍNICA

CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

COSMETOLOGIA E SANIFICANTES

DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA

EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE COLETIVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - EVOLUÇÃO, TECNOLOGIA E NOVOS CENÁRIOS DA ÁREA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - FITOTERAPIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV - CUIDADOS FARMACÊUTICOS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO V - ANÁLISE CLÍNICAS, TOXICOLÓGICAS E ALIMENTO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO VI - FARMÁCIA HOSPITALAR E COMUNITÁRIA

FARMÁCIA HOSPITALAR E CLÍNICA

FARMACOEPIDEMIOLOGIA E FARMACOVIGILÂNCIA

FARMACOGNOSIA

FARMACOLOGIA

FARMACOLOGIA AVANÇADA

FARMACOTÉCNICA

FARMACOTÉCNICA AVANÇADA

FISICO-QUÍMICA

FISIOLOGIA HUMANA

GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

GESTÃO DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS

HEMATOLOGIA CLÍNICA

HOMEOPATIA

IMUNOLOGIA CLÍNICA

LIBRAS - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

MICROBIOLOGIA CLÍNICA

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

PARASITOLOGIA

PARASITOLOGIA CLÍNICA

PATOLOGIA

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

POLÍTICAS PÚBLICAS NA SAÚDE

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

QUÍMICA ANALÍTICA

QUÍMICA FARMACÊUTICA

QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

QUÍMICA ORGÂNICA

RADIOFARMÁCIA

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

TCC - ELABORAÇÃO

TCC - ORIENTAÇÃO

TOXICOLOGIA

Saiba mais

Por Dentro do Curso

+ -
Apresentação

O Curso de Farmácia do Centro Universitário Ateneu tem como perfil a formação de um profissional farmacêutico generalista, com desempenho das funções inerentes ao exercício da profissão, cuja formação técnico-científica permita a ele atuar em todas as áreas que compõem as ciências farmacêuticas, centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado com a saúde do indivíduo, da família e da comunidade. O curso visa a formação de um profissional com capacidade crítica, humanista, reflexiva, procurando associar o que é ensinado às condições concretas da vida, com observância dos princípios éticos e focado no que é essencial e fundamental para a prevenção, promoção e recuperação da saúde da população como um todo.

O perfil do egresso demonstra que o farmacêutico deve, ainda, contemplar o sistema de saúde vigente no país, a atenção integral à saúde num sistema regionalizado e hierarquizado tendo como referência o trabalho em equipe, bem como desenvolver todas as competências gerais e específicas preconizadas na resolução nº 6 do Conselho Nacional de Educação/Câmara da Educação Superior (CNE/CES), de 19 de outubro de 2017, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. O Curso de Farmácia da UniAteneu foi autorizado pela Resolução Consuni nº 28, de 24 de setembro de 2019.

+ -
Por que cursar Farmácia na UniAteneu?

O Curso de Graduação em Farmácia da UniAteneu proporciona ao discente uma formação generalista, pautada em um ensino diferenciado, de modo a trabalhar todos os aspectos da graduação, que são o ensino, a pesquisa e a extensão. Na área do ensino, a nossa instituição proporciona um ensino baseado em metodologias ativas, voltadas para a prática profissional através de simulações realísticas, práticas assistidas em laboratórios e práticas nos campos, tanto na assistência como na gerência.

Na pesquisa, a UniAteneu proporciona ao aluno o contato com a pesquisa científica, de modo a desenvolver habilidades para a prática do farmacêutico pesquisador, assim como a preparar o mesmo para a carreira acadêmica. Ainda ofertamos grupos de pesquisas, monitorias e ligas acadêmicas em diversas áreas da área de Farmácia.

Na extensão, temos projetos por disciplinas, onde os alunos desenvolvem as atividades curriculares na comunidade acadêmica, desde o primeiro semestre do curso, associando as disciplinas daquele período, desenvolvendo tecnologias educativas com o intuito atender os novos paradigmas que o mercado exige do bacharel em Farmácia.

 

+ -
Objetivo Geral

Formar profissionais de Farmácia competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados de maneira generalista no cuidado e as suas dimensões assistenciais, gerenciamento, pesquisa e atendimento à comunidade, através do processo de aprendizagem constante nas diversas áreas do saber e a assimilação de valores éticos para uma participação crítica e construtiva destes profissionais como cidadãos.

+ -
Objetivos Específicos

– Desenvolver programas de prevenção, promoção, proteção e reabilitação de doenças, contribuindo para a melhoria da saúde individual e coletiva.

– Possuir competência para trabalhar construtivamente em equipes multidisciplinares e tomar decisões no campo da Saúde.

– Capacitar o egresso a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade.

– Capacitar o aprendizado contínuo, tanto na formação quanto na prática profissional.

– Formar profissionais capazes de elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais públicas, empresariais, das organizações da sociedade civil e da área da Saúde.

– Estimular a atitude investigativa como princípio, de modo a apreender, demonstrar e intervir junto aos fenômenos da realidade social.

– Ter formação diversificada do ponto de vista técnico-científico, que lhe permitam atuar nas principais áreas de atuação da Farmácia.

– Ter visão geral da profissão como um todo, de forma que possa intervir de modo eficiente, quando necessário, nas áreas da Saúde individuais e coletivas, que tenham como eixo principal o medicamento.

– Contribuir para o desenvolvimento da região de inserção, mediante políticas de inclusão social e de atendimento à Saúde

+ -
Áreas de Atuação

– Farmácia comercial e hospitalar.

– Assistência farmacêutica.

– Farmácia clínica.

– Farmacotécnica, atuando na produção de medicamentos alopáticos, homeopáticos, fitoterápicos, cosméticos, radiofármacos, alimentos e outros produtos para a saúde; e no planejamento e desenvolvimento de insumos, de fármacos, de medicamentos e de cosméticos.

– Controle e garantia da qualidade de produtos, processos e serviços farmacêuticos.

– Análises clínicas, contemplando o domínio de processos e técnicas de áreas como Microbiologia Clínica, Botânica Aplicada, Imunologia Clínica, Bioquímica Clínica, Hematologia Clínica, Parasitologia Clínica e Citopatologia Clínica, Genética e Biologia Molecular.

– Análises toxicológicas, compreendendo o domínio dos processos e técnicas das diversas áreas da Toxicologia.

– Análises de água, de alimentos, de medicamentos, de cosméticos, de saneantes e de domissanitários.

– Gestão de serviços farmacêuticos.

– Pesquisa e desenvolvimento para a inovação, a produção, a avaliação, o controle e a garantia da qualidade de insumos, fármacos, medicamentos, cosméticos, saneantes,  domissanitários, insumos e produtos biotecnológicos, biofármacos, biomedicamentos, imunobiológicos, hemocomponentes, hemoderivados e de outros produtos biotecnológicos e biológicos, além daqueles obtidos por processos de Farmacogenética e Farmacogenômica, insumos e equipamentos para diagnóstico clínico-laboratorial, genético e toxicológico, alimentos, reagentes químicos e bioquímicos, produtos para diagnóstico in vitro e outros relacionados à área da Saúde, bem como os seus aspectos regulatórios.

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

O farmacêutico deverá ter formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, de forma integrada, com a formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

+ -
Diferenciais do Curso

O Curso de Farmácia da UniAteneu integra a teoria e prática sempre buscando, desde os primeiros semestres, levar os alunos para conhecer a prática da profissão. Adicionalmente, os professores apresentam experiência na área, podendo contribuir na formação profissional. Ainda é oferecido aos alunos monitorias e ligas acadêmicas.

+ -
Coordenação do Curso

Coordenador: Prof. Me. Jorge Ricardo Almeida de Souza Filho

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Ensino de Química pela Universidade Cândico Mendes (Ucam) e graduado em Farmácia pela Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (Faece) e em Química – Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve atividades nas seguintes áreas: Experimentação no ensino de Química; e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Atualmente, é coordenador dos cursos de Farmácia e Biomedicina do Centro Universitário Ateneu.

Curriculum Lattes | [email protected]

 

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO