Pedagogia

O Curso de Pedagogia da UniAteneu ficou em 1º lugar no RUF, sendo considerado uma das melhores graduações em Pedagogia do Ceará entre as IES privadas.

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Licenciatura

DURAÇÃO

8 semestres

TURNO

Manhã, Noite

MODALIDADE

Presencial, Ateneu + (Semipresencial), EAD

Matriz Curricular

+ -
Lista de Disciplinas
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO

BASES DO ENSINO ATIVO

CIÊNCIAS:CONTEÚDOS E MÉTODOS

DIDÁTICA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

EJA

ENSINO DA ARTE EDUCAÇÃO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO (EDUCAÇÃO INFANTIL)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO (ENSINO FUNDAMENTAL)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO (GESTÃO ESCOLAR)

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS DAS SÉRIES INICIAIS

GESTÃO ESCOLAR

GESTÃO PEDAGÓGICA 

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

HISTÓRIA/GEOGRAFIA: CONTEÚDOS E MÉTODOS

LIBRAS - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

LUDICIDADE E RECREAÇÃO

MATEMÁTICA: CONTEÚDOS E MÉTODOS

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

MULTICULTURALISMO

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA (ESTUDO DO TEMA)

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA (FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA)

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA (INSTRUMENTAL)

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA (METODOLOGIA)

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA (PRÁTICA ESCOLAR)

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

PORTUGUÊS: CONTEÚDOS E MÉTODOS

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

Português: CaPRODUÇÃO TEXTUALonteúdos e Métodos 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PSICOMOTRICIDADE

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PsicomotriaTEMAS AVANÇADOS E TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃOcidade

TEORIAS DO CURRICULO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Saiba mais

Por Dentro do Curso

+ -
Apresentação

O Curso de Pedagogia desempenha um importante papel social, pois compreende processo de educar crianças e jovens, garantindo a formação dos mesmos. A graduação em Pedagogia abrange os princípios e métodos de ensino, assim como aspectos referentes à gestão escolar e outros assuntos educacionais relacionados à área. O pedagogo também possui uma responsabilidade social, na medida que busca formar cidadãos, para além da sala de aula, em autênticos e justos desde os primeiros anos de escolaridade, sempre em prol de uma sociedade mais equilibrada.

No Centro Universitário Ateneu, o Curso de Ensino Superior em Pedagogia foi autorizado pela portaria nº 399 de 1º de novembro de 2015 e reconhecido pelo Ministério da Educação com nota 4, em uma escala de 0 a 5. O curso ofertado pela UniAteneu também obteve destaque no Ranking Universitário Folha (RUF), uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo, no qual ficamos em 1º lugar, sendo considerado a melhor graduação em Pedagogia do Ceará entre as instituições de ensino superior (IES) privadas em 2019.

A nossa missão é garantir a formação integral do profissional que se forma em Pedagogia, despertando-lhe o senso crítico, o critério ético, além da capacidade de julgar e agir corretamente, formando cidadãos conscientes, capacitados para a vida profissional e social, conforme as exigências da sociedade moderna. O curso trabalha com uma moderna estrutura curricular compreendida em oito semestres, e fornece uma sólida base científica aliada à experiência profissional, com foco no mercado de trabalho, e aliado a um corpo docente dotado de qualificação plena para oferecer a melhor formação aos alunos.

+ -
Por que cursar Pedagogia na UniAteneu?

Um dos diferenciais da graduação em Pedagogia da UniAteneu é a flexibilidade curricular, que pressupõe a estrutura do curso baseada em oito semestres com temas que abordam conhecimentos gerais e temas de grande relevância na área de estudo da Pedagogia. O curso também promove eventos culturais e científicos, assim como atividades acadêmicas diversas durante cada semestre.

+ -
Objetivo Geral

Formar profissionais na área de Educação competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão e capacitados através do processo de aprendizagem constante, nas diversas áreas do saber, para uma participação crítica e construtiva como cidadão.

+ -
Objetivo Específicos

Formar professores para exercer funções no:

– Magistério na Educação Infantil

– Magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental

– Magistério nos cursos do Ensino Médio na modalidade normal de educação profissional

– Educação de Jovens e Adultos (EJA)

– Gestão na instituição escolar

– E em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos

 

+ -
Áreas de Atuação

Entre as áreas em que o profissional de Pedagogia pode trabalhar, estão:

– Docência em escolas públicas e privadas (ministrar aulas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I)

– Administração escolar (diretor ou coordenador pedagógico)

– Educação especial

– Orientação educacional (oferecer assistência aos estudantes com o uso de métodos psicológicos)

– Pedagogia hospitalar (pedagogo atuando em hospitais com crianças enfermas ou internadas em faixa etária escolar)

– Pedagogia empresarial (criar projetos educacionais, sociais e culturais para empresas)

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

O profissional formado em Pedagogia deverá ser capaz de:

– Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social.

– Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.

– Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.

– Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas.

– Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.

– Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à Educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.

– Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade.

– Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras.

– Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais entre outras.

– Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.

– Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico.

– Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.

– Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros, sobre alunos e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental e ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.

– Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

– Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes

+ -
Diferenciais do Curso

– Evento cultural: Semana da Pedagogia

– Iniciação à pesquisa científica

– Laboratório para prática de ensino: Brinquedoteca

– Compromisso social

– Integração entre teoria e prática

– Monitoria

– Atividades de extensão

– Núcleo de Apoio à Carreira

– Encaminhamento para estágio

– Parcerias com escolas públicas

– Periódico: Revista Educação e Ensino

+ -
Grupo de Estudos

Nos últimos anos, foram desenvolvidos dois grupos de estudos, um que abordava a gestão escolar e outro que tinha como foco de pesquisa a cultura e a escola. Ambos os grupos desenvolveram trabalhos científicos apresentados em eventos externos. No semestre 2020.1, foi dado início ao grupo de estudo voltado para arte e educação.

+ -
Conquistas e Reconhecimentos

O Curso de Graduação em Pedagogia da UniAteneu foi apontando como um dos melhores cursos de Pedagogia da Região Nordeste no Ranking Universitário Folha (RUF), pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo, assumindo o 2º lugar dentre os melhores cursos de Pedagogia das IES privadas de Fortaleza em 2018. No ano de 2019, o Curso de Pedagogia da UniAteneu ficou em 1º lugar, sendo considerado a melhor graduação em Pedagogia do Ceará entre as IES privadas no RUF 2019.

+ -
Coordenação do Curso

Coordenadora: Profª. Drª. Bruna Germana Nunes Mota

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Currículo e Prática Docente nos anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e graduada em Pedagogia pela UFC. É pesquisadora do Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME/UFC) e atua nos eixos: História, Memória da Educação, Práticas Culturais Digitais, Educação Inclusiva, especificamente, na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Educação de Gênero e Sexualidade. Atualmente, é coordenadora do Curso de Pedagogia e dos cursos de licenciaturas em EaD da UniAteneu.

Curriculum Lattes[email protected]

 

 

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO