Feridas e Curativos – Saúde

DATA: Setembro de 2017 | FORMATO: Aos sábados, das 8h às 18h| CARGA HORÁRIA: 20 horas | LOCAL: Antônio Bezerra

Professor(a):Mdo. Francisco Gilberto Fernandes Pereira

Currículo Resumido:
– Enfermeiro graduado pela Universidade de Fotaleza (UNIFOR);
– Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federa do Ceará (UFC);
– Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco;
– Experiência assistencial;
– Experiência docente em nível superior;
– Integrante do Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde do adulto em situação crítica e do Grupo de Extensão em segurança do paciente no contexto hospitalar, da UFC.

Objetivo:
Discutir os princípios científicos relacionados ao cuidado de feridas, com ênfase na correta utilização de coberturas biológicas.

Justificativa:
A assistência de Enfermagem envolve uma série de atividades de alta complexidade, dentre as quais, destaca-se o cuidado de feridas. A pele é um dos principais órgãos onde a gênese do processo infeccioso pode acontecer, em decorrência de lesões, como por exemplo, as úlceras por pressão, especialmente em pacientes críticos. Nesse contexto, vários recursos tecnológicos tem surgido para acelerar o processo cicatricial e diminuir o potencial de multiplicação de microrganismos nas lesões de pele. Entretanto, para a garantia de efetividade no cuidado de feridas, é necessário que os profissionais de Enfermagem dominem os conhecimentos sobre a semiotécnica de curativos, bem como sobre a correta indicação e utilização de coberturas, de acordo com suas propriedades biológicas e os tipos de lesões apresentadas pelos pacientes.

Conteúdo Programático:
– Fisiologia da pele: caracterização histofisiológica e anatômica do tecido epitelial; funções da pele e mecanismos patológicos de lesões (feridas);
– Avaliação de feridas: úlceras por pressão, queimaduras, feridas oncológicas, lesões por mecanismos neurovasculares e metabólicos;
– Semiotécnica do curativo;
– Coberturas biológicas: indicações, contra-indicações, vantagens, desvantagens, correta utilização e tempo de permanência.

Investimento: R$ 150,00
Aluno Ateneu: R$ 105,00
Parcelado em até 5x sem juros*
*Parcela mínima de 50 reais.