Feridas e Curativos

DATA: Setembro de 2017 | FORMATO: Aos sábados, das 8h às 17h | CARGA HORÁRIA: 40 horas | LOCAL: Lagoa de Messejana

Professor(a): Lorena Picanço de Lima

Currículo Resumido:
Concluiu Mestrado em Ciências Médico-Cirúrgica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Graduação do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Durante o Mestrado, foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Ateneu e Professora da disciplina de Anatomia Humana e Anatomia Aplicada. Participante na Avaliação do MEC para autorização do Curso de Graduação de Enfermagem da Faculdade Ateneu. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem, Farmácia e Biomedicina da Faculdade Maurício de Nassau, sede Fortaleza, ministrando disciplinas de Anatomia Humana, Anatomia aplicada à Enfermagem, Bioética e Fisiologia Humana. Durante a Graduação, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de Enfermagem desde 2005, programa regido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério de Educação – SESu/MEC, desempenhando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Foi monitora voluntária da Disciplina de Fisiologia Humana em 2005 do Curso de Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa Ósteses, Poiesis e Transtornos Crônicos desde 2006, desenvolvendo pesquisas na área de Estomia e Feridas. Atuou como Coordenadora e Professora do Curso de Nível Médio em Enfermagem do Programa de Ensino Médio Integrado (EMI) da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira. Tutora a Distância e orientadora de Cursos de Especialização em Pesquisa, Inovação e Saúde da Família (CEPISF) na Universidade Federal do Ceará parceria com a UNA-SUS e Curso de Especialização Gestão em Saúde na Universidade Estadual do Ceará parceria com UAB.

Objetivo:
– Capacitar acadêmicos e profissionais da Enfermagem nas diversas situações de atendimento aos portadores de lesões cutâneas (feridas), atualizando seus conhecimentos quanto aos modernos tratamentos e recursos disponíveis em benefício dos pacientes/clientes.
– Atualizar e oferecer conhecimento sobre os princípios, técnicas e tratamentos utilizados em Feridas e Curativos;
– Aprimorar conceitos e aplicações das técnicas e tratamentos usados em Feridas e Curativos.
– Abordar os procedimentos e rotinas aliadas à abordagem prática, pertinente aos diferentes tipos de coberturas (curativos) e conhecimento científico e tecnológico dos produtos destinados às feridas, assim como um atendimento adequado, individual e humano ao paciente/cliente portador de ferida.

Justificativa:
A assistência de Enfermagem envolve uma série de atividades de alta complexidade, dentre as quais, destaca-se o cuidado de feridas. A pele é um dos principais órgãos onde a gênese do processo infeccioso pode acontecer, em decorrência de lesões, como por exemplo, as úlceras por pressão, especialmente em pacientes críticos. Nesse contexto, vários recursos tecnológicos tem surgido para acelerar o processo cicatricial e diminuir o potencial de multiplicação de microrganismos nas lesões de pele. Entretanto, para a garantia de efetividade no cuidado de feridas, é necessário que os profissionais de Enfermagem dominem os conhecimentos sobre a semiotécnica de curativos, bem como sobre a correta indicação e utilização de coberturas, de acordo com suas propriedades biológicas e os tipos de lesões apresentadas pelos pacientes. Sabe-se que vários fatores interferem no processo de cicatrização, e que o mercado possui uma variedade de produtos que podem ser utilizados tanto na prevenção quanto no tratamento das feridas. A atuação de profissionais capacitados, aliados a evolução tecnológica dos novos produtos e coberturas (curativos), proporciona aos pacientes/clientes ações eficazes relacionadas ao seu tratamento. É uma competência profissional do enfermeiro.

Conteúdo Programático:
História e evolução no tratamento de feridas;
– A ética no tratamento de feridas;
– Anatomia e fisiologia da pele;
– Fisiologia da cicatrização;
– Características de diferenciação das lesões;
– Úlcera venosa, arterial, neuropática, diabética e úlcera por pressão;
– Ferida infectada;
– A bactéria e a lesão;
– Presença e tipos de drenagem;
– Identificação do agente etiológico;
– A avaliação e o tratamento da ferida infectada;
– Queimaduras 1º, 2º e 3º grau;
– Desbridamento ou debridamento;
– Métodos de debridamento;
– Vantagens do meio úmido;
– Normas de assepsia;
– Normas técnicas para realização dos curativos;
– Material para curativo;
– Produtos e técnicas utilizadas em curativo;
– Tratamentos para cada tipo de lesão;
– Inovações em tratamentos de feridas e queimaduras.

Investimento: R$ 300,00
Aluno Ateneu: R$ 210,00
Parcelado em até 5x sem juros*
*Parcela mínima de 50 reais.