PEDAGOGIA E A PRIMEIRA INFÂNCIA

DETALHES DO CURSO
Unidade Antônio Bezerra e Lagoa
Previsão 2019
Formato Sábado, 8h às 17h / Domingo, 8h às 14h
Professor  José Deusimar Rodrigues, Sâmia de Alencar Sousa,
Cristiane Aragão de Pontes Cabral,Karine Martins Saldanha
Carga Horária 100hs
Vagas 25
Turma
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Conteúdo ProgramáticoCurrículo ResumidoObjetivo

Conteúdo Programático

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
Fundamentos da Teoria Psicanalítica.
A práxis educativa no contexto escolar.
Causas e efeitos na aprendizagem da criança.
Analisar e discutir o papel da afetividade nas relações educativas.
Refletir sobre a importância do autoconhecimento nas relações gerais, pessoais, interpessoais e intrapessoais.

PSICOMOTRICIDADE
Principais conceitos, técnicas e procedimentos da área;
A psicomotricidade na educação infantil;
Desenvolvimento motor;
Diagnóstico, intervenção e avaliação;
Atividades psicomotoras

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Principais conceitos, técnicas e procedimentos da área;
A contação de história na educação infantil;
Desenvolvimento leitor, técnicas e habilidades para contação;
Elaboração de material, jogos pedagógicos e aplicabilidades desses recursos;
Atividades de contação de histórias e aplicação do material.

LIBRAS
Comunicação visual;
Alfabeto manual;
Os numerais;
A familia;
Os meses do ano;
Adjetivos;
Formação de frases

Currículo Resumido

Elaine Marinho
Mestre, Psicóloga e Assistente Social. Experiência na área clinica e hospitalar. Professora de disciplinas voltadas a área de humanas.

Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues
Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pedagogo formado na Universidade Federal do Ceará (2010). Membro do grupo de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA), que realiza investigações qualitativas, utilizando, sobretudo, as seguintes abordagens metodológicas: pesquisa (auto)biográfica. pesquisa-ação e etnografia. Atua nas disciplinas metodologia científica, pesquisa em educação, didática, sociologia da educação, filosofia da educação, história da educação e da pedagogia, educação em direitos humanos, educação e movimentos sociais, dialogicidade e formação humana em Paulo Freire, fenômeno religioso e formação humana.

Sâmia de Alencar Sousa
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Administração Escolar e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UECE. Com experiência na área de educação infantil e docência em nível superior.

Karine Martins Saldanha
Graduada em Fisioterapia – UNIFOR, Especialização em Libras – Docência, Tradução e Interpretação – em curso. Monitora voluntária da disciplina LIBRAS – UNIFOR. Pós-Graduando em andamento Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Terapias Manuais- UNIFOR. Cursando Instrutor de LIBRAS – CREAECE.

Objetivo

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO

Conceitos fundamentais da Teoria Psicanalítica necessários aos profissionais que trabalham no campo do desenvolvimento humano e das relações que estes vivenciarão em suas caminhadas: pessoal, familiar e profissional.
Análise das relações entre a Psicanálise e as práticas pedagógicas.
A reflexão sobre a importância da afetividade no contexto educacional.
A importância do autoconhecimento do profissional seja de que área for.
As dificuldades que a criança pode enfrentar em seu desenvolvimento pessoal e educacional.

PSICOMOTRICIDADE

Mostrar ao educador a sua interferência no desenvolvimento psicomotor da criança, e que por meio da estimulação e da educação psicomotora, os possíveis distúrbios apresentados pelas crianças, sejam amenizados, ocorrendo assim, a reeducação psicomotora, através do movimento.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Mostrar ao educador a importância e interferência que esse recurso exerce na Educação Infantil. Trabalhar contação de história, jogos e elaboração de material pedagógico e utilização desses recursos na educação infantil e sua importância como estratégia ao utilizar essa metodologia com os alunos, colaborando assim, para o desenvolvimento da criança, habilidade de concentração, escuta, trabalhando com seus pares e contribuindo assim para o seus aprendizado.

LIBRAS

A língua de sinais é utilizada no mundo todo desde o século XIX. No entanto, apenas recentemente ela ganhou o devido valor, graças a inclusão social. Hoje, a inclusão de pessoas com necessidades especiais é um assunto muito discutido no âmbito da legislação nacional, sendo de suma importância para formação de futuros professores terem conhecimentos acerca dessa temática.