UniAteneu participa de Congresso Internacional em Belo Horizonte

V Congresso Internacional da Acinnet reuniu gestores acadêmicos e professores de países da América Latina e Europa

A UniAteneu participou, durante os dias 20 a 25 de Maio, do V Congresso Internacional da Acinnet, importante rede de cooperação acadêmica internacional que reúne instituições de ensino superior de vários países. Representada pelo Diretor de Relações Institucionais, Professor Cláudio Rabelo, e pelo encarregado do setor de Relações Internacionais, Professor Ricardo Sanabria, a UniAteneu participou das discussões e contribuiu com a troca de conhecimentos proporcionada na ocasião.

O evento, que aconteceu no Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH, em Minas Gerais, reuniu gestores acadêmicos, professores e estudantes de nível superior de países da América Latina e Europa (Brasil, Portugal, Espanha, México, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai).

Com o tema “Inovação acadêmica vinculada ao mundo social e produtivo em âmbito local e global”, o congresso contou com palestras, apresentação de artigos científicos e atividades culturais. Além disso, discutiu questões que estimulam ações criativas e inovadoras dentro das universidades, com foco na identificação de soluções para adversidades da vida contemporânea.

Segundo o responsável pelo setor de Relações Internacionais da UniAteneu, Professor Ricardo Sanabria, “a troca de experiências e network junto às lideranças acadêmicas durante o evento foram, sem dúvidas, marcantes, pois todas as conversas eram direcionadas à maior participação do alunado no processo de internacionalização das universidades.”

Ainda de acordo com Ricardo, o V Congresso Internacional da Acinnet foi “um evento marcante, não só pelas inúmeras possibilidades abertas, mas também pela demonstração prática de parcerias internacionais em desenvolvimento e difusão de novas tecnologias.”, afirmou.

Sobre a Acinnet

Criada em 2014, a Academic International Network (Acinnet) é uma associação privada, de caráter educacional, sem fins lucrativos, constituída por Instituições de Ensino Superior da América do Sul e da Europa, com o objetivo de facilitar e incentivar a cooperação em nível internacional.

Entre seus objetivos estão coordenar e executar atividades envolvendo programas de ensino e eventos internacionais no ramo educacional, apoiando as iniciativas de formação e educação contínua da população à qual as suas entidades associadas estejam inseridas.

A Rede acredita que programas de mobilidade acadêmica estimulam a evolução da sociedade e busca parcerias no âmbito da inovação e investigação, com o objetivo de ampliar a fronteira do conhecimento humano e promover as suas aplicações práticas em benefício da sociedade.

UniAteneu presente

Desde junho de 2017, o Centro Universitário Ateneu faz parte da rede de instituições de ensino superior da Acinnet, que colabora e estimula a mobilidade acadêmica entre estudantes e corpo discente.

Por meio desta parceria, a UniAteneu envia e recebe professores e alunos no programa de intercâmbio internacional, objetivando principalmente a erradicação das barreiras entre o conhecimento e a promoção de uma cultura colaborativa.