UniAteneu promove Encontro Pedagógico com coordenadores e corpo docente dos cursos de graduação

O Encontro Pedagógico da UniAteneu objetiva promover a integração do corpo docente e dos diretores da instituição para a apresentação das regras e normas institucionais, avanços, desafios e estabelecimento de metas.

O encontro tem como objetivo promover a integração dos professores veteranos e novatos, coordenadores de curso e diretores da instituição para a apresentação das regras e normas institucionais, avanços, desafios e estabelecimento de metas. Além disso, tem a intenção também de promover a formação continuada dos profissionais envolvidos através de discussões pautadas sobre temas emergentes que afetam o cotidiano da sala de aula e troca de experiências, bem como o processo de ensino e aprendizagem, de modo a fundamentar os professores para o planejamento do semestre letivo.

Na abertura do encontro, o prof. Cláudio Bastos deu boas-vindas aos coordenadores e ressaltou a importância do cumprimento das diretrizes institucionais, do cuidado com a postura e o posicionamento do corpo docente em sala de aula, da ética com o aluno entre outros aspectos relevantes para se buscar a excelência no ensino e proporcionar uma formação de qualidade com foco na realidade do mercado profissional para cada área do conhecimento. Após a palavra do reitor, a profª. Drª. Doralice Orrigo da Cunha ministrou um workshop sobre o tema “O processo de ensino e aprendizagem: metodologias ativas”. O evento prosseguiu na noite de ontem com uma reunião de cada coordenador com o seu corpo docente e continua hoje à tarde com o treinamento com os coordenadores e a noite com a reunião dos coordenadores com seus respetivos corpos docentes dos cursos.

“Hoje em dia, não tem como fugirmos dessa nova prática chamada metodologia ativa. Com o avanço da tecnologia e a aplicabilidade do ensino a distância (EaD) com a coerência do Ministério da Educação (MEC), atualmente já temos alguns cursos com 40% da matriz curricular na modalidade EaD. A metodologia ativa vem somar muito, porque ela dá condição de trabalharmos o híbrido, que é o ensino presencial e o EaD. Então, ela vem fomentar e facilitar toda a prática pedagógica do professor em sala de aula”, afirmou a profª. Maria Alice. A formação será disseminada também com os professores divididos por área durante todo o semestre, com o objetivo de ter mais eficiência nos resultados.

Para a profª. Flávia Alves, o evento é importante porque promove a integração do corpo docente e é uma oportunidade para deixa-lo ciente das diretrizes definidas pela reitoria da instituição quanto ao ensino. “Cada vez mais, buscamos transmitir as nossas diretrizes para que o coordenador aplique exatamente na essência o que está sendo proposto. O coordenador é o dono do processo, é o dono do curso, é o dono do negócio. Então, ele tem que se apropriar, tem que cada vez mais passar esse direcionamento para os seus professores, para que os seus professores repliquem isso em sala de aula. Afinal, formamos pessoas, formamos profissionais que no mercado de trabalho vão fazer toda a diferença. Queremos que os nossos alunos tenham sucesso nas suas carreiras e sejam destaque levando a marca da UniAteneu”, afirmou a profª. Flávia Alves.