UniAteneu realiza ação social integrada com cursos da área da saúde no 16º BPM

Durante a ação, policiais e autoridades da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que atuam na corporação do batalhão, assim como a comunidade, foram atendidos por professores e os próprios alunos dos cursos envolvidos na ação social.

A unidade acadêmica Lagoa de Messejana do Centro Universitário Ateneu promoveu na manhã de hoje (04), no 16º Batalhão de Polícia Militar em Messejana, uma ação social integrada envolvendo os cursos de Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física e Nutrição. Durante a ação, policiais e autoridades da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que atuam na corporação do batalhão, foram atendidos por coordenadores, docentes e discentes dos cursos envolvidos na ação social. A parceria da UniAteneu com o 16º BPM já existe desde dezembro de 2018. A unidade Lagoa de Messejana passou a ter o apoio de policiais para garantir a segurança dos alunos, professores, gestores e colaboradores no entorno.

Na ocasião, policiais participaram da palestra com o tema “Prevenção de ansiedade no ambiente de trabalho”, proferida pela profª Aline Mesquita Lemos, doutoranda em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (Uece); e da palestra com a temática “A importância da saúde bucal no ambiente de trabalho”, ministrada pela profª Drª Manoela Moraes Figueirêdo, coordenadora do Curso de Odontologia da UniAteneu. Ao longo do evento, alunos do Curso de Odontologia fizeram instruções de higiene bucal; falaram sobre os problemas odontológicos; entregaram amostras grátis de creme dental; e orientaram sobre a frequência da visita ao dentista, como fazer a escovação da boca e da língua e a como fazer o autoexame do câncer de boca.

O Curso de Enfermagem ofereceu ao público o serviço de aferição de pressão arterial; orientação para o cuidado com a saúde do homem e como envelhecer saudável, com foco na prevenção de doenças, especificamente, do câncer de próstata, doenças cardiovasculares e cânceres na população masculina; e a verificação de oxigenação e dos batimentos cardíacos. Já o Curso de Fisioterapia compartilhou orientações ergonômicas e promoveu avaliação postural e cinesioterapia laboral. O Curso de Educação Física participou da ação e realizou avaliação física com testes físicos, flexibilidade de membros superiores, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), exercícios abdominal e de forças dos membros superiores entre outras atividades. O Curso de Nutrição ofereceu avaliação antropométrica, diagnóstico nutricional e orientações nutricionais com relação às doenças crônicas, como obesidade, hipertensão, diabetes (Tipo 2) e doenças cardiovasculares e dislipidemias.

“É muito importante essa ação integrada realizada pelo Centro Universitário Ateneu, que fica dentro da nossa área de atuação no bairro de Messejana, justamente para valorizar o policial militar, a família policial militar e garantir acesso à saúde física e mental, já que eles lidam diariamente com diversos traumas e situações de estresse envolvendo as diversas ocorrências policiais militares. E então, nós tentamos buscar esse atendimento personalizado juntamente com a UniAteneu, que tem abraçado essa missão de bem servir a população, porque os policiais buscam servir a nossa sociedade alencariana. Então, no fundo, quem está se beneficiando com isso é a nossa sociedade, que está recebendo aquele melhor atendimento nas ruas da nossa capital”, afirmou o tenente Falcão, comandante da 1ª Companhia do 16º BPM. Segundo ele, diversos policiais da corporação também são alunos da uniAteneu e se beneficiam das ações sociais promovidas pelo centro universitário. Em contrapartida, a PMCE promove a segurança para todos na região, assim como em outras áreas da cidade de Fortaleza (CE).

“A ação que realizamos hoje no 16º BPM é uma parceria que nós começamos há um ano e que é de fundamental importância para a área social da UniAteneu, que é de atendimento à comunidade, e também não esquecendo dos nossos discentes e docentes, porque isso agrega muito valor a eles em estar servindo um órgão que é muito importante e que no final, quem ganha mesmo é a comunidade. Todo evento que fazemos, assim como as ações sociais, nós contamos com a colaboração de todos os coordenadores de curso, que trazem os alunos para se envolverem nas atividades. Isto é de fundamental importância, é enriquecedor para o currículo do professor e do aluno e para o conhecimento do corpo discente”, disse a profª Andreia Lourenço, gerente de negócios da UniAteneu da unidade Lagoa de Messejana. A próxima ação que a unidade promoverá é a 1ª Feira das Profissões, que ocorrerá na próxima sexta-feira, das 8h às 11h.

Publicada: 04/12/2019 às 17h25min