UniAteneu recebe os alunos para a retomada das aulas práticas presenciais nas unidades de ensino em Fortaleza

Na retomada das aulas práticas presenciais, os alunos demonstraram satisfação por perceberem a segurança sanitária dos espaços e por, finalmente, estarem de volta às atividades práticas para continuar o processo de formação.

https://uniateneu.edu.br/wp-content/uploads/sites/6/2020/09/Retomada-das-Aulas-Pr%C3%A1ticas-UniAteneu-Foto-9.jpgPara as aulas práticas, a UniAteneu tomou diversas medidas preventivas do ponto de vista da saúde, visando garantir todo o cuidado e segurança aos alunos, professores, gestores e colaboradores.

O Centro Universitário Ateneu começou a receber a partir desta terça-feira (08) alunos de cursos na área da Saúde, Gestão, Arquitetura e Engenharias, Design e Tecnologia da Informação para a retomada das aulas práticas nas unidades acadêmicas de ensino localizadas em Fortaleza, após o período de quarentena em decorrência da pandemia da Covid-19. O retorno acontece após um período de preparação para que o retorno às aulas práticas acontecesse de forma segura e tranquila, levando em consideração medidas preventivas que superam o rigor dos protocolos governamentais e do Ministério da Educação (MEC). Na recepção dos alunos, eles demonstraram satisfação por perceberem a segurança sanitária dos espaços e por, finalmente, estarem de retorno às atividades práticas para dar continuidade ao processo de formação.

Além disso, também foram feitos muitos investimentos em tecnologia para atendimento acadêmico e de suporte aos alunos, para que eles pudessem ser atendidos em todas as suas necessidades. “Estamos muito tranquilos por receber mais uma vez os alunos para as aulas práticas em nossa estrutura de laboratórios com toda a segurança e rigor que nos é característico. A nossa equipe da área da Saúde e Tecnologia nos proporcionou um retorno tranquilo com uma segurança muito além da exigida e com toda a tecnologia que pudemos implantar nesses meses de trabalho incessante. Foram muitos investimentos e finalmente podemos reabrir as portas”, afirmou o prof. Dr. Cláudio Rabelo Bastos, pró-reitor de Relações Institucionais.

Para as aulas práticas, a UniAteneu tomou diversas medidas preventivas do ponto de vista da saúde, visando garantir todo o cuidado e segurança aos alunos, professores, gestores e colaboradores:

Distanciamento humano: no interior das unidades acadêmicas, o aluno deverá manter o distanciamento humano mínimo nos espaços institucionais, respeitando o uso de máscara e evitando aglomeração;

Uso obrigatório de máscaras: o ingresso na unidade acadêmica só será permitido ao aluno ou visitante com o uso da máscara, cirúrgica ou de tecido;

Álcool em gel: os espaços de maior circulação e atendimento ao aluno das unidades de ensino terão totens com álcool em gel 70% para higienização;

Temperatura corporal: será realizada aferição da temperatura corporal, por meio de termômetro digital infravermelho, em todos os alunos e demais pessoas que comparecerem às unidades acadêmicas;

Proteção no atendimento presencial: a prevenção e a segurança dos alunos e colaboradores serão reforçadas no atendimento presencial, com a utilização de proteções entre os atendentes e os alunos;

Higienização dos espaços: os ambientes de atendimento e atividade presencial, incluindo as salas de aula e laboratórios, serão higienizados a cada mudança de turno ou em horários estabelecidos em cada unidade de ensino.

“É com muita satisfação que a UniAteneu retorna às aulas práticas presenciais. Os alunos estavam muito ansiosos por terem as atividades práticas. Afinal, os nossos cursos são relacionados à área da Saúde e Tecnologia e são cursos que realmente precisam da prática. Então, estamos com toda a programação para iniciar a partir de hoje as aulas práticas de todos os cursos com toda a segurança. O protocolo setorial está sendo seguido rigorosamente e estamos bem assertivos e confiantes que os nossos alunos terão a conclusão do semestre 2020.2 com todas as práticas garantidas”, afirmou a profª. Flávia Alves, pró-reitora Acadêmica da UniAteneu. Para a profª. Rafaele Teixeira, coordenadora de Estágios e Práticas em Saúde da UniAteneu, o retorno às aulas práticas está acontecendo de forma tranquila e organizada. “Estamos nos preparando há bastante tempo para esse retorno e agora que, de fato, aconteceu. Os nossos alunos estão encontrando um ambiente seguro para vivenciar as suas aulas práticas”, complementou a coordenadora.