UniAteneu se prepara para a retomada das aulas presenciais com protocolo de segurança e prevenção contra a Covid-19

Para a retomada das aulas presenciais, a UniAteneu prepara a estrutura física das unidades e as suas equipes de atendimento para receber os alunos novatos e veteranos.

Com a expectativa da retomada das aulas presenciais já no início do 2º semestre letivo de 2020, o Centro Universitário Ateneu se planeja para o retorno das atividades presenciais em todas as unidades acadêmicas, atendendo às recomendações das instituições competentes da área da Saúde com relação às medidas preventivas para evitar a proliferação da Covid-19 entre os alunos, professores e colaboradores.

Atualmente, a UniAteneu prepara a estrutura física das unidades e as suas equipes de atendimento presencial para receber os alunos novatos e veteranos, buscando garantir todo o protocolo de segurança, no sentido de recepcioná-los e atendê-los da forma adequada e de acordo com a necessidade de cada aluno, sendo assim uma IES Covid-Free.

Posteriormente, detalharemos como se dará a recepção e a permanência dos alunos quando da volta das aulas presenciais, com a apresentação do protocolo sanitário institucional com medidas preventivas e emergenciais voltadas para o âmbito individual e coletivo para atender os alunos, professores e o corpo técnico do centro universitário. Abaixo, listamos o que a UniAteneu está a adquirir e a realizar do ponto de vista estrutural para a retomada segura das atividades acadêmicas presenciais no próximo semestre.

– Elaboração de protocolo sanitário institucional com as recomendações de segurança e prevenção para as unidades acadêmicas;

– Atendimento à recomendação do distanciamento humano no espaço institucional;

– Estabelecimento de regras para segurança no ambiente institucional e definição de horário para a permanência dos alunos na unidade.

– Aquisição de produtos e equipamentos para higienização contínua dos ambientes de aprendizagem, de atendimento e de socialização para garantir a segurança sanitária do público;

– Sinalização horizontal e vertical para orientação quanto à logística de acesso e ao fluxo interno, visando diminuir os riscos de contágio;

– Adequação e higienização dos ambientes de acesso e circulação do aluno, com uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool em gel;

– Aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os colaboradores.

– Realização de agendamento para o atendimento presencial em diferentes setores de suporte ao aluno.

– Capacitação e treinamento dos professores e colaboradores para o entendimento de todo o processo de recepção dos alunos e de retomada das atividades presenciais;

– Realização da comunicação institucional de toda a preparação e o processo de retorno das aulas presenciais.

– Estabelecimento de novo protocolo para a realização das aulas presenciais, no sentido de evitar excesso de aglomeração e garantir a segurança sanitária do corpo discente e docente;

– Definição do plano de aula para cada disciplina dos cursos, atualização do calendário acadêmico para o 2º semestre de 2020 e implantação de metodologias de ensino, considerando o contexto atual.