TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: COMPREENDENDO OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DOS SURDOS

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

Bruna Germana Nunes Mota

Banca Examinadora:

Bruna Germana Nunes Mota

João Carlos Rodrigues da Silva

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Autor(es):

Gabriela de Oliveira Cardoso Silva
Gilvanna Bezerra de Farias Nunes
Judy Souza dos Santos
Vera Lúcia dos Santos Filgueiras

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

A pesquisa traz como discussão as dificuldades dos surdos frente à alfabetização e ao letramento. Abordamos fatores essenciais para o pleno desenvolvimento do aluno surdo. O objetivo da pesquisa é compreender as dificuldades das crianças surdas no processo de alfabetização. O problema da pesquisa está relacionado às dificuldades das crianças surdas no processo de alfabetização e letramento. A pesquisa justifica-se pelo interesse na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e sua essencialidade na educação de surdos. A metodologia da pesquisa consiste na abordagem qualitativa, estudo de caso com pesquisa de campo, com aplicação de entrevistas semiestruturadas, dessa forma foi possível comprovar e estudar os fenômenos de aprendizagem da instituição de ensino aos surdos. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com a professora e a coordenadora da instituição. Concluímos que as crianças surdas têm dificuldades de ingressar em uma escola regular por falta de profissionais capacitados, por esse motivo é necessário, por parte do poder público, disponibilizar cursos de capacitação para os profissionais da área da educação, assim dando oportunidade dos alunos se matricularem em outras escolas.

Palavras-chave:

Alfabetização e letramento. Surdez. Educação.

Accessibility Toolbar