TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PÓS-PANDEMIA

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues

Banca Examinadora:

Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Fernanda Sleiman Rodrigues

Autor(es):

Antônia Aline de Sousa Domingos
Brenda Maria Gurgel de Lima
Gercivania Oliveira Almeida
Marichele Jucá de Sousa
Renato Eufrázio dos Santos

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

Neste trabalho tratamos sobre os desafios da alfabetização e letramento no pós-pandemia. Temos como objetivo geral examinar os desafios do trabalho docente no processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental no período pós-pandemia da COVID-19. Fizemos uma pesquisa qualitativa através de procedimentos de coleta de dados como entrevista e análise documental. Com esta pesquisa, concluímos que, devido à pandemia, houve aumento da defasagem no processo de alfabetização e letramento, em razão de algumas barreiras como o isolamento social e a falta de recursos para o ensino remoto por parte das escolas, professores, alunos e suas famílias, recursos esses que eram necessários para se ter um melhor resultado na etapa da alfabetização durante o conturbado período pandêmico. Destacamos ainda ações que têm sido realizadas para reparar os danos educacionais trazidos pela pandemia e como podemos responder a essas dificuldades futuramente

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Pandemia COVID-19

Accessibility Toolbar