TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

REPERCUSSÕES DOS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS DO SONO EM ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR: REVISÃO DE LITERATURA

Curso:

Fisioterapia

Coordenador:

Me. José Evaldo Gonçalves Lopes Junior

Orientador:

Juliana Pinto Montenegro

Banca Examinadora:

Juliana Pinto Montenegro

Denise Gonçalves Moura Pinheiro

José Evaldo Gonçalves Lopes Junior

Autor(es):

Fabíola da Silva Dourado
Francisca Marciana do Nascimento
Pollyana da Silva Cavalcante
Thiago Lima da Silva
Williane da Silva Salgueiro
Juliana Pinto Montenegro

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

Introdução: O sono pode ser definido como um processo homeostático que todo ser vivo precisa realizar para que o funcionamento do organismo se mantenha equilibrado, onde o nível de consciência diminui para que haja restauração da energia e do metabolismo, a fim de que a memória seja consolidada e que, no dia seguinte, possa realizar todas as funções necessárias. Objetivo: Identificar as principais repercussões dos distúrbios do sono em estudantes do nível superior. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório do tipo revisão de literatura. Para isso, realizou-se buscas nas bases científicas nacionais e internacionais através das consultas de dados: BIREME (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PubMed (National Library of Medicine), Scielo (Scientific Eletronic Library On-line), utilizando os seguintes descritores: sono (sleep), estudantes (students) e saúde (health), bem como a palavra-chave, transtornos do sono (sleep disorders), de modo que os termos foram combinados entre si, utilizando o operador booleano “AND”. A pesquisa foi realizada nos meses de março a novembro de 2022. Resultados: Foram encontrados 47 artigos relacionados com os descritores e palavras-chave nas bases de dados científicas, após serem analisados, foram selecionados apenas nove, os quais fazem parte deste estudo, respeitando os critérios de elegibilidade descritos. Conclusão: A partir das literaturas analisadas, pode-se verificar que a maioria dos alunos avaliados apresentam sonolência diurna excessiva, qualidade de sono ruim e em sua totalidade a prevalência do sexo feminino.

Palavras-chave:

Sono. Transtornos do sono. Estudantes. Saúde

Accessibility Toolbar