TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A LUDICIDADE COMO UM RECURSO FACILITADOR NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Bruna Germana Nunes Mota

Orientador:

Lucíola Lima Caminha Pequen

Banca Examinadora:

Bruna Germana Nunes Mota

Cristiane Aragão de Pontes Cabral

Autor(es):

Amanda Gomes Leite
Maria Mariana Ferreira da Silva
Sara Pereira de Castro

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

Este artigo aborda o lúdico como recurso facilitador na aprendizagem na educação infantil. O objetivo principal é compreender o lúdico como recurso facilitador no processo de aprendizagem na educação infantil, identificando como os jogos e brincadeiras são utilizados em sala de aula e na escola como forma de aprendizado. Como metodologia utilizou-se de uma abordagem qualitativa e de pesquisa do tipo bibliográfica e de campo. O lócus escolhido foi uma instituição de ensino da rede pública localizada no bairro Demócrito Rocha, na cidade de Fortaleza. Como instrumento de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com duas professoras regentes das turmas do infantil II e infantil III. As reflexões e os dados obtidos acerca do tema, levaram à conclusão que a utilização da ludicidade como recurso facilitador contribui e aprimora o desenvolvimento educacional das crianças da educação infantil.

Palavras-chave:

Ludicidade; Recurso facilitador; Educação infantil; Brincadeira

Accessibility Toolbar