TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Curso:

Educação Física

Coordenador:

Cristiane Gomes de Souza Campos

Orientador:

Ana Patrícia Freires Caetano

Banca Examinadora:

Francisco Girleudo Coutinho da Silva

Júlio César Fernandes de Sousa

Autor(es):

Henrique Silva de Sousa
Jorge Israel Luciano Machado
Katarina Suderio Pereira

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

O Transtorno do Espectro Autista – TEA é um distúrbio de neurodesenvolvimento, que afeta a forma como uma pessoa percebe e interage com o mundo ao seu redor. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi identificar os benefícios da prática de atividades físicas na construção do perfil psicomotor de crianças com TEA. Nesse sentido, a metodologia utilizada caracterizou-se por ser uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa. Assim, a intervenção psicomotora para crianças autistas se revela como abordagem crucial no contexto terapêutico, visando estimular o desenvolvimento motor e cognitivo. Em conclusão, os benefícios da intervenção psicomotora e da atividade física para crianças com autismo revelam não apenas os avanços físicos tangíveis, mas também o impacto em seu desenvolvimento psicossocial.

Palavras-chave:

Espectro Autista; Educação Física; Benefícios.

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