TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE DA MUSCULAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Curso:

Educação Física

Coordenador:

Cristiane Gomes de Souza Campos

Orientador:

Cesário Rui Callou Filho

Banca Examinadora:

Cristiane Gomes de Souza Campos

Adriano Marcelo Thomaz

Autor(es):

Alexandra Moreira Maciel
Eduardo Rodrigues de Araújo neto
Francisco Tiago de Souza costa
Pedro Henrique Rios Cajazeiras Mendes

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

Diante da condição de PCD´s, por meio da Constituição brasileira, foi instituída a lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, Art. 2º que diz: “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. Objetivo Geral: Relatar barreiras encontradas por pessoas com deficiência na prática da musculação. Os resultados mostram inseguranças e obstáculos enfrentados pelos profissionais de Educação Física na adaptação da avaliação física e na superação de barreiras estruturais e atitudinais em academias, evidenciando a falta de acessibilidade como um desafio latente. Assim, destaca-se a importância da formação prática dos acadêmicos e a necessidade de preparo para lidar com os diversos tipos de alunos. É reforçado também a relevância da musculação para pessoas com deficiência, ressaltando a necessidade de superar as barreiras existentes e o direcionamento através dos profissionais para promover a inclusão efetiva.

Palavras-chave:

Avaliação; Pessoa com Deficiência Física; atividades de Musculação.

Accessibility Toolbar