Ciências Contábeis

O Curso de Ciências Contábeis da UniAteneu oferece ao aluno, com a máxima excelência, uma formação ao futuro profissional contábil baseada nas reais necessidades do mercado de trabalho da nossa região.

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

8 semestres

TURNO

Noite

MODALIDADE

Presencial, Ateneu + (Semipresencial), EAD

Matriz Curricular

+ -
Lista de Disciplinas
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ANÁLISE E GESTÃO DE NEGÓCIOS (MY STARTUP)

ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA

AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL

BASES DO ENSINO ATIVO

CIÊNCIAS SOCIAIS,HUMANAS E POLÍTICAS 

CONTABILIDADE APLICADA AS NOVAS TECNOLOGIAS

CONTABILIDADE AVANÇADA

CONTABILIDADE GERAL

CONTABILIDADE GERENCIAL

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA

CONTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

CONTROLADORIA

DIREITO EMPRESARIAL

DIREITO TRIBUTÁRIO

ECONOMIA EMPRESARIAL

EMPREENDEDORISMO

ESTÁGIO PROFISSIONAL FORMAÇÃO

ESTÁGIO PROFISSIONAL VIVÊNCIA

ESTATÍSTICA

FINANÇAS PÚBLICAS E CONTABILIDADE PÚBLICA

GESTÃO DE CUSTOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS ATUARIAS

JOGOS DE EMPRESA

LEGISLAÇÃO SOCIAL E PREVIDENCIÁRIA

LIBRAS - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

MÉTODOS QUANTITATIVOS

NEGOCIAÇÃO

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

PRATICAS CONTÁBEIS INFORMATIZADA

PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TEORIA DA CONTABILIDADE

Saiba mais

Por Dentro do Curso

+ -
Apresentação

Independentemente do cenário econômico, o trabalho de um contador é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. O seu papel é orientar a empresa na tomada de decisões estratégicas que envolvam custos, investimentos, tributos, ampliação ou redução da estrutura. Quando o mercado está favorável, sua presença é importante para orientar a expansão. Quando os tempos estão difíceis, o contador ajuda analisando riscos e os investimentos necessários para que a organização se mantenha competitiva.

Não é à toa que a área da Contabilidade registra uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil: 93,8%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Como consequência, o Curso de Ciências Contábeis está entre os que têm mais alunos matriculados no País. E com o objetivo de atender a demanda por estes profissionais no mercado de trabalho, o Centro Universitário Ateneu oferta o Curso de Ciências Contábeis e de modo flexível, nas modalidades presenciais, semipresencial e a distância, além de oferecer vagas para o aluno cursar nas unidades acadêmicas Antônio Bezerra, Messejana, Pecém ou Siqueira.

+ -
Sobre o Curso

O Curso de Ciências Contábeis que funciona na unidade acadêmica Antônio Bezerra foi reconhecido pelo MEC pela portaria nº 333 de 05 de maio de 2015. Já na unidade Messejana, a graduação teve o seu reconhecimento com a publicação da portaria nº 39 do MEC, de 1º de março de 2016. Para funcionamento na unidade Pecém, o curso foi autorizado pela portaria nª 34 do MEC, de 1º de março de 2016. Já para iniciar as atividades na unidade Siqueira, o curso foi autorizado com base na portaria nº 661, de 28 de setembro de 2018.

+ -
Por que cursar Ciências Contábeis na UniAteneu?

O Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Ateneu oferece, com a máxima excelência, uma formação ao futuro profissional contábil baseada nas reais necessidades do mercado de trabalho da nossa região. Possui uma matriz curricular com disciplinas que apresentam conteúdos de formação humanística, social, jurídica, econômica e métodos quantitativos e administrativos. No tocante à formação profissional, se destaca a produção do conhecimento e as iniciativas e práticas de ensino e pesquisa, que são orientadas para os procedimentos de contabilização das operações, classificação e auditagem, com análise crítica quanto aos procedimentos contábeis e aos resultados empresariais. Na formação teórico-prática, além do conhecimento produzido e compartilhado, as iniciativas e prática de ensino e de pesquisa são orientados para as práticas contábeis em laboratórios apropriados.

A experiência profissional demonstrada pelo corpo docente evidencia permanentemente sua atualização no contexto e exigências do mercado de trabalho, possibilitando assim a interação entre teoria e prática, com condições de promover a compreensão da aplicação da interdisciplinaridade no contexto laboral que atua e de analisar as competências previstas para cada componente curricular do projeto pedagógico, considerando os conteúdos abordados.

 

+ -
Objetivo Geral

O Curso Superior de Graduação em Ciências Contábeis tem como objetivo principal a formação de um profissional crítico com capacidade de leitura dos diferentes contextos em que as organizações atuem, visando assegurar níveis de competitividade, sustentabilidade e de legitimidade frente às transformações que vem ocorrendo no mundo do trabalho. Nesse contexto, o curso deverá propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências que consolidem a capacidade crítica e reflexiva para a formação de um profissional empreendedor e gerenciador de negócios, com condições de compreender a complexidade e as contradições que delineiam a dinâmica organizacional do mercado e da sociedade, valorizando a inovação e o desenvolvimento sustentável.

+ -
Objetivos Específicos

– Formar cidadãos compromissados com a missão, visão, metas e valores institucionais de forma que possam cumprir seus objetivos para com a sociedade.

– Formar profissionais com uma sólida base teórica e técnica, capazes de desenvolver as atividades da Contabilidade com ética e competência, atuando em cenários de complexidade e competitividade, tornando-o, portanto, um agente de transformação social.

-Estimular a postura empreendedora para geração de novos negócios em Contabilidade.

– Proporcionar visão ampla e abrangente dos sistemas de informações contábeis e gerenciais, habilitando o aluno a compreender, analisar e processar essas informações, incentivando-o a agir dentro dos princípios éticos, morais e legais.

– Promover o bom relacionamento humano, dotando o aluno de competências e habilidades que viabilizem os agentes econômicos e seus prepostos o pleno cumprimento de responsabilidades perante a sociedade.

– Capacitar e preparar o aluno na assimilação da cultura e dos objetivos organizacionais, de interpretar tendências de mercado, sem perder a consciência e a dimensão das questões éticas, humanas e sociais.

– Preparar os alunos para a compreensão das especialidades da profissão contábil, tornando-os capazes de absorver as informações necessárias para se tornar especialista em qualquer uma das áreas de ação desta profissão.

– Oferecer formação humanística adequada ao exercício profissional, habilitando-o a uma compreensão do meio em que vive, seja social, político, econômico ou cultural.

– Desenvolver atividades de extensão voltadas à cidadania e à responsabilidade social, de forma a estreitar a relação entre a instituição de ensino superior (IES) e a sociedade, possibilitando que esta IES cumpra a sua função social.

– Desenvolver um padrão de excelência acadêmica, por meio de um projeto pedagógico capaz de proporcionar aos discentes do curso a experiência necessária para se posicionar, em condições diferenciadas de competitividades, frente ao mercado de trabalho.

+ -
Áreas de Atuação

Para o profissional da Contabilidade, o campo de atuação é bastante diversificado, podendo atuar nas seguintes áreas:

– Contador

– Auditor

– Perito contábil

– Analista: O curso capacita o profissional contábil para fazer análise econômico-financeira das entidades em três ângulos: Análise de Crédito, Análise de Desempenho e Análise de Investimento.

– Consultor

– Empresário da Contabilidade

– Planejador tributário

– Conselheiro controller

– Controlador de arrecadação

– Escriturador contábil e fiscal

– Fiscal de tributos

– Investigador de fraudes contábeis

– Professor

– Pesquisador contábil

– Escritor contábil

– Parecerista

– Conferencista

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

Além de lidar com os números, o contador deve ter habilidades de gestão e de análise de mercado, de liderança e trabalho em equipe. Saber interpretar os dados é fundamental para tomar as melhores decisões dentro de uma organização. O profissional que possui essa habilidade destaca-se na área. Manter uma boa rede de contados e relacionamentos, dentro e fora do ambiente de trabalho é importante para o profissional contador.

Por meio do networking, você poderá obter informações, indicações, trocar ideias e experiências que serão muito úteis no seu desenvolvimento profissional. Esse conjunto de habilidades é o que fará com que o contador seja visto como um bom comunicador, auditor, conselheiro e analista da empresa.

+ -
Diferenciais do Curso

– Ênfase em atividades práticas: Escritório Modelo e Núcleo de Atendimento Fiscal (NAF) com parcerias estabelecidas com a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), a Prefeitura de Fortaleza e o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE)

– Atividades de extensão

– Encaminhamento para o mercado de trabalho

– Núcleo de Apoio a Carreira (NAC)

– Jogos de empresas

– Recursos tecnológicos e de comunicação

– Parceria com empresas

– Laboratório com softwares contábeis de ponta

+ -
Conquistas e Reconhecimentos

– Destaque no Ranking Universitário Folha (RUF)

– Destaque no Guia do Estudante da editora Abril

+ -
Coordenação do Curso

Coordenadora: Profª. Ma. Vânia Freitas Lopes

Mestra em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UFC), especializanda em Gestão de Negócios com foco em Competências Comportamentais pelo Centro Universitário Celso Lisboa e graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). É docente com mais de 11 anos de experiência no nível superior, palestrante com foco em custos para empreendedoras e atuou por cinco anos em empresa de grande porte na área da Controladoria. Tem experiência de oito anos como coordenadora de cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância (EaD) e pós-graduação, desenvolvendo expertise em liderança e gestão de equipe de professores e atendimento ao aluno.

Curriculum Lattes | [email protected] 

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO