Engenharia de Software

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

8 semestres

TURNO

Noite

MODALIDADE

Presencial, EAD

Matriz Curricular

+ -
Lista de Disciplinas
ALGORITMOS COMPUTACIONAIS

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

BANCO DE DADOS

BASES DO ENSINO ATIVO

BIG DATA

CLOUD COMPUTER

COMUNICAÇÃO DE DADOS

CYBERSECURITY

DESENVOLMENTO WEB FRONT-END

DESENVOLVIMENTO WEB BACK-END

DIREITO DIGITAL E SEGURANÇA

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

ENGENHARIA DE PRODUTO

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO DE PROJETO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROGRAMAÇÃO

FUNDAMENTOS DEVOPS

FUNDAMENTOS EM TI

GERENCIAMENTO DE PRODUÇÃO DE SOFTWARE

GESTÃO DE PROJETOS

IMPLANTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 

INTERAÇÃO HOMEM MÁQUINA

INTERNET DAS COISAS

LABORATÓRIO DE BANCO DE DADOS E ALTA PERFORMANCE

LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

LIBRAS - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

MACHINE LEARNING E DEEP LEARNING

MATEMÁTICA COMPUTACIONAL

MODELAGEM DE SISTEMAS UML

MODELOS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

PROGRAMAÇÃO PARA ANÁLISE DE DADOS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

QUALIDADE E TESTE DE SOFTWARE

REQUISITOS DE SISTEMAS

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

ROBÓTICA

SEGURANÇA EM SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS E PROPRIETÁRIOS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ELABORAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ORIENTAÇÃO

VISÃO COMPUTACIONAL

Saiba mais

Por Dentro do Curso

+ -
Apresentação

O Curso de Engenharia de Software da UniAteneu foi desenvolvido fundamentado no que há de mais atual e avançado em linguagens de programação, produção de software e aplicativos para formar o novo engenheiro do mundo digital. A graduação prepara o profissional com perfil de um desenvolvedor full stack com conhecimentos em Segurança Cibernética e Data Driven Thinking, apto para construir as novas soluções digitais e conectar as pessoas e empresas.

Python, Java, Javascript, R e PHP são algumas das linguagens abordadas, além das disciplinas que capacitam com os conteúdos mais requisitados e em evolução em cultura de tecnologia, inovação e métodos de programação. Você vai aprender na prática como desenvolver códigos de back-end e de front-end transformando-se em um full stack e colocando sempre em primeiro lugar a preocupação com a defesa dos sistemas digitais. Ou seja, além aprender com profundidade como programar aplicações, sistemas e softwares, você também será capacitado para auxiliar na segurança dos valiosos dados das empresas, evoluindo assim o valor de mercado do seu conhecimento.

O Curso de Engenharia de Software da UniAteneu atende a uma grande parcela do mercado de trabalho atualmente, pois estes buscam profissionais capazes de desenvolver toda a arquitetura para o desenvolvimento de softwares em diversas plataformas com a utilização das linguagens de programação mais efetivas do mundo a partir de uma visão de gestão, aplicando técnicas de machine learning, IA e data analytics, gerenciando equipes a partir de metodologias ágeis e trabalhando em squads, tornando-se o perfil de engenheiro melhor preparado para o atual cenário dentro das organizações.

+ -
Por que cursar Engenharia de Software na UniAteneu?

Ao fazer a graduação em Engenharia de Software na UniAteneu, você estará preparado para propor aperfeiçoamentos e inovações no planejamento, desenvolvimento, gerenciamento e manutenção de processos, serviços e produtos computacionais, sempre balizado em boas práticas de desenvolvimento, gerando sistemas de software corretos, completos, seguros, amigáveis, usáveis, com qualidade, fáceis de manter e com custo justo.

Na UniAteneu as atividades são colaborativas com tutores e professores mestres e doutores usando material didático e livros, digitais e impressos, atualizados. As atividades aplicadas durante o curso são interativas individuais e em grupo, promovendo a aprendizagem interdisciplinar.

O curso tem parcerias acadêmicas com empresas líderes do setor da Tecnologia da Informação (TI) que propiciam sempre o que há de mais atual no segmento, como a AWS Academy, Red Hat Academy, Oracle Academy e Cisco Academy. Oferece cursos com material didático, laboratórios virtuais e atividades com a utilização de ferramentas atuais, propiciando certificados e preparando nossos alunos para as certificações.

Como você pode observar, é uma graduação completa em apenas quatro anos, com os melhores professores e as disciplinas mais importantes para que o egresso saia para o mercado de trabalho 100% preparado. Aplicamos técnicas de metodologias ativas, em que o aluno assume maior protagonismo no processo, com estratégias baseadas na resolução de problemas (problem-based learning) e aulas invertidas (flipped classroom), como estratégia de ensino garantindo uma aula dinâmica, participativa e prática, mesmo nas aulas teóricas e teórico-práticas.

+ -
Objetivo Geral

O Curso de Engenharia de Software da UniAteneu objetiva formar profissionais capacitados para produzir sistemas de software de alta qualidade, aplicando sempre as técnicas, métodos e ferramentas que permitam produzi-los como propriedades ergonômicas, funcionais, manuteníveis, seguros e de alto desempenho para as diversas áreas de negócio.

Espera-se atingir este objetivo através de uma formação que possibilite ao egresso exercer com plenitude seus deveres profissionais com base em quatro pilares: competência técnica, multidisciplinaridade, postura ética e comportamento empreendedor, atendendo a demanda nacional e, principalmente, regional, com a integração desse profissional ao mercado de forma plena e atuando nas diversas áreas do mercado de software.

+ -
Objetivos Específicos
  • Desenvolver a capacitação técnica do acadêmico sob o foco qualitativo da produção de software, de modo que esteja capacitado para atuar em um mercado exigente e altamente competitivo;
  • Desenvolver um perfil multidisciplinar, capacitando o acadêmico a compreender áreas de negócio com os quais os sistemas informatizados interagem;
  • Fomentar o trabalho interdisciplinar como forma de concretizar o perfil multidisciplinar do acadêmico, apresentando-o a uma perspectiva realística da produção de software;
  • Estimular o comportamento empreendedor do acadêmico;
  • Estimular a formação humanística do acadêmico, capacitando-o a interagir com o capital humano;
  • Atender a uma demanda crescente por profissionais capacitados a compreender de forma ampla o processo de produção de software de alta qualidade.
+ -
Áreas de Atuação

Embora o profissional engenheiro de software seja responsável por desenvolver programas, sistemas e softwares, ele pode seguir por ramos distintos dentro dessa profissão, como:

– Na área de desenvolvimento de software e aplicativos com jogos, sistemas de empresa, plataformas digitais, entre outros;

– Gerenciamento de projetos;

– Definição da arquitetura de produtos;

– Realização de testes unitário e funcionais;

– Qualidade de software;

– Design de software;

– Ferramentas e métodos;

– Arquitetura da Informação;

– Criação e manutenção de bancos de dados;

– Desenvolvimento de Big Data;

– Desenvolvimento em Cloud Computing;

– Gestão e manutenção de sistemas;

– Suporte tecnológico a outros departamentos;

– Criação de soluções de negócio;

– Segurança da Informação.

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

O egresso do Curso de Engenharia de Software da UniAteneu pode atuar individualmente ou em equipe, de forma reflexiva no desenvolvimento de software, compreendendo o impacto de suas soluções sobre a sociedade. Terá a capacidade de solucionar problemas simples ou complexos, relacionados ao domínio de conhecimento e de aplicação, entendendo os aspectos econômicos e financeiros associados a novos produtos e organizações, bem como a importância da inovação e da criatividade, alinhadas às perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.

A formação no Curso de Engenharia de Software da UniAteneu proporciona ao egresso habilidade para desenvolver e gerenciar projetos de sistemas computacionais e oferecerá profissionais com habilidades e competências para ocupar postos de trabalho como projetista, analista de sistemas, analista de requisitos, programador de software, gerente de projetos, testador de software e implantador de sistemas.

+ -
Coordenação do Curso

Coordenador: Prof. Me. Sandro Costa Mesquita

Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), especialista em Automação Industrial pela Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec Cariri), tem MBA em Petróleo e Energias Renováveis pela Faculdade Estácio do Ceará e é graduado em Mecatrônica Industrial pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Atualmente, é coordenador dos cursos de Engenharia de Software,  Engenharia da Computação, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Inteligência de Dados e Gestão de Tecnologia da Informação na modalidade EaD e presencial do Centro Universitário Ateneu. Tem experiência na área de Robótica, Mecatrônica e Automação.

Curriculum Lattes | [email protected]

+ -
Diferenciais do Curso

Você terá contato com professores, mestres e doutores, extremamente especializados e com experiência de mercado nas áreas da disciplina em que cursará. Além disso, são diferenciais:

– Proporcionar uma matriz curricular muito atual e alinhada às melhores práticas do mercado;

– Ofertar um ambiente virtual de aprendizagem de última geração;

– Laboratórios e salas de aulas equipadas;

– Professores qualificados, videoaulas e biblioteca física e virtual com exemplares atualizados;

– Viabilizar o material didático de excelência desenvolvido por professores mestres e doutores.

– Aula planejada em resolução de problemas, facilitando o processo de aprendizagem para um método efetivo de aquisição de conhecimento.

+ -
Conquistas e reconhecimentos

O Curso de Engenharia de Software tem uma parceira consolidada com a AWS, Oracle e Red Hat, empresas presentes e influentes na área de Engenharia de Software, com cursos, treinamentos e certificações gratuitas para qualificar ainda mais o seu currículo e lançar você à frente no mercado de trabalho.

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO