Licenciatura em Matemática
DISCIPLINAS | PRESENCIAL | ATENEU + | ONLINE | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
MATEMATICA BASICA I – CONJUNTOS RELAÇÕES E FUNÇÕES |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
INTRODUÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMATICA |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
ALGEBRA MATRICIAL – MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS LINEARES |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA E CONSTRUÇÕES GEOMETRICAS |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
PLANEJAMENTO DE CARREIRA |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
LIBRAS |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
GEOMETRIA ANALITICA PLANA |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
DIDATICA |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Disciplina | PRESENCIAL | ATENEU + | ONLINE | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
MATEMATICA BASICA II – TRIGONOMETRIA |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
CALCULO DIFERENCIAL INTEGRAL I |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
GEOMETRIA ANALITICA VETORIAL |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
PRATICA DO ENSINO DA MATEMATICA I |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
ESTATISTICA E PROBABILIDADE I |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
ALGEBRA LINEAR |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
LABORATORIO DE ENSINO DE MATEMATICA E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDATICO |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
FISICA GERAL |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
CALCULO NUMERICO |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
DISCIPLINAS | PRESENCIAL | ATENEU + | ONLINE | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMATICA |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
CALCULO DIFERENCIAL INTEGRAL II |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
MATEMATICA BASICA III – NUMEROS COMPLEXOS E POLINOMIOS |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
PRATICA DO ENSINO DA MATEMATICA II |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
INTRODUÇÃO A TEORIA DOS NUMEROS |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
INTRODUÇÃO A ANALISE DA RETA |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
VARIAVEIS COMPLEXAS |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
ESTAGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS E ORDINARIAS |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
ESTATISTICA E PROBABILIDADE II |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Disciplina | PRESENCIAL | ATENEU + | ONLINE | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
CALCULO DIFERENCIAL INTEGRAL III |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
SEMINARIOS DE EDUCAÇÃO MATEMATICA |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
ESTRUTURAS ALGEBRICAS |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
MULTICULTURALISMO DIVERSIDADE E RELAÇÕES ETNICO RACIAIS |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
PRATICA DO ENSINO DA MATEMATICA III |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
MATEMATICA COMERCIAL E FINANCEIRA |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
ESTAGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MEDIO |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
TOPICOS DE MATEMATICA APLICADA |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Sobre o Curso de Graduação
Licenciatura em Matemática
Grau:
Licenciatura
Duração:
4 (quatro) anos
Oferta do Curso de Graduação
Licenciatura em Matemática
UNIDADES | PRESENCIAL | ATENEU + | ONLINE | ||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Manha | Tarde | Noite | Manha | Tarde | Noite | ||
Messejana |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Antônio Bezerra |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Siqueira |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Bezerra de Menezes |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Missão do Curso de Graduação
Licenciatura em Matemática
O Curso de Licenciatura em Matemática tem por missão a formação de docentes que consigam conectar o eixo pedagógico com o eixo matemático, a fim de potencializar seu papel de agente transformador, bem como contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico gerando e construindo novos conhecimentos para a melhoria da qualidade de vida da população.
Objetivo do Curso de Graduação
Licenciatura em Matemática
Objetivo Geral
Fornecer ao licenciado uma formação geral em Matemática mediada pela pedagogia do ensino de Matemática que possibilite exercer a docência e a pesquisa no ensino básico, vinculados às práticas pedagógicas numa visão crítica-reflexiva, criativa, humanística e ética, desenvolvendo uma ampla visão de seu papel social de educador e capacidade para atuar criticamente em diversas realidades, compreender a contribuição da aprendizagem da matemática ao processo de formação dos indivíduos para o exercício pleno de sua cidadania e que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos e ter consciência de seu papel na superação dos problemas presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.
Objetivos Específicos
Auxiliar na implementação de propostas curriculares que propiciem a articulação entre teoria e prática, visando à formação de um ser humano preocupado com as transformações sociais e com os novos conhecimentos produzidos;
- Identificar as diversas áreas de atuação do profissional licenciado em Matemática;
- Ter capacidade de raciocínio lógico;
- Compreender os conceitos fundamentais da Matemática;
- Aplicar os conceitos Matemáticos na resolução de problemas contextualizados;
- Contribuir para a gestão de unidades escolares;
- Acompanhar a evolução do conhecimento científico e suas implicações na sociedade;
- Identificar potencialidades em novas ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo ensino-aprendizagem;
- Analisar materiais didático-pedagógicos, identificando fragilidades e potencialidades;
- Conhecer a Base Nacional Comum Curricular – BNCC;
- Conhecer as leis que regem as Diretrizes Nacionais de Educação.
Perfil do Egresso do Curso de Graduação
Licenciatura em Matemática
As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Licenciatura em Matemática destacam que os egressos desse curso deverão possuir:
- Visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
- Visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
- Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.
- Nós acrescentamos ainda a este perfil que os egressos do nosso curso de Licenciatura em Matemática sejam também capazes de:
- Dominar o conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência da importância desta ciência, assim como dominar o conhecimento das suas aplicações em diversas áreas e metodologias para ensiná-las.
- Perceber o quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática importam para o exercício pleno da cidadania;
- Possuir familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino, diversificados, de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa da
- Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada;
- Ser capaz de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a desenvolverem-se plenamente, com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando o desenvolvimento da autonomia no seu aluno;
- Dominar a forma lógica, característica do pensamento matemático e conseguir compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Em outras palavras, ser capaz de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos discentes em relação à Matemática;
- Trabalhar de forma integrada com os professores de sua área e de outras áreas no sentido de contribuir efetivamente com a proposta pedagógica de sua escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar aos seus alunos.
Corpo Docente Curso de Graduação
Licenciatura em Matemática
Em breve.
INSCRIÇÕES ABERTAS