Com mais pessoas praticando o Ciclismo tornou-se necessário estabelecer regras de convivência social em pedestres e condutores veículos. A socialização com as classes sociais, trabalhador, militares, idoso e etc.
1. Fortalecer a musculatura: Pedalar é um exercício aeróbico, mas também ajuda no fortalecimento de músculos que você nem imagina. Praticando o ciclismo, você movimenta as pernas, glúteos e coxas, tonificando toda essa região e evitando, assim, lesões em outras atividades físicas.
O pedal também é indicado, pelo mesmo motivo, para quem pratica corrida, pois as pernas ganham resistência para aumentar o desempenho e evitar lesões durante a prática do esporte.
2. Auxilia na saúde do coração: Ao realizar a atividade por 30 minutos, todos os dias, o corpo passa por uma diminuição da glicemia, ajudando no controle da diabetes. Além disso, o exercício ajuda na perda de gordura e na redução do colesterol, o que pode reduzir em quantidades significativas as chances de sofrer um infarto ou derrame cerebral.
3. Reduz o estresse: O ciclismo é um esporte muito democrático e que incentiva o convívio social. Pedalar em grupo pode ser uma ótima forma de relaxar e deixar o estresse para trás. Além de ajudar a manter as boas relações interpessoais, a atividade ajuda na liberação da endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar. Melhora na respiração e ajuda no equilíbrio.