O Tecnólogo em Secretariado é um profissional apto a assessorar a administração das organizações, com postura proativa, executando ações de forma antecipada e colaborando para que a execução das tarefas aconteça com agilidade e que os resultados esperados sejam positivos. Secretariado é uma denominação dada às atividades que se baseiam em multiplicidade e diversidade de tarefas que corroboram na prestação de serviço de assessoria às empresas (privadas e públicas), no que se refere ao planejamento, rotinas de trabalho e organização de compromissos diários dos executivos que as representam.
Esse profissional deve conquistar, mediante esforço de participação, simpatia e cordialidade, a cooperação espontânea do grupo com que trabalha. Deve também estar motivado para a pesquisa, para a busca contínua de conhecimentos que lhe propiciem desempenho eficaz de suas atividades, estimulando a reflexão, a aprendizagem no estabelecimento de prioridades de trabalho, o estabelecimento do modo de fazer corretamente. É dessa postura, baseada na ética, que partem as soluções para os problemas corriqueiros dos escritórios. Deverá acompanhar as mudanças de paradigmas organizacionais em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado.
As organizações conhecem hoje o dilema da competitividade. Sua sobrevivência depende da capacidade de seus profissionais trabalharem em equipe, ajudando-se mutuamente. Os secretários funcionam como um elo entre esses profissionais e, efetivamente, como parceiros. E essa parceria exige muita confiança, discrição, objetivos consensuados, competência e visão da organização como um todo.
É importante que o profissional Tecnólogo em Secretariado, consciente do seu papel nas organizações, busque por inovações na forma de sua atuação profissional por meio do desempenho e capacitação, e, para superarem as adversidades do mundo dos negócios.
De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, o profissional de secretariado planeja e organiza os serviços de secretaria. Assessora executivos, diretores e suas respectivas equipes de forma a otimizar os processos. Executa atividades de eventos, serviços protocolares, viagens, relações com clientes e fornecedores. Redige textos técnicos. Gerencia informações. Coordena as pessoas que fazem parte de sua equipe. Auxilia na contratação de serviço de terceiros. Acompanha contratos de serviços e o cumprimento dos prazos de execução das atividades. Levanta informações de mercado para tomadas de decisão. Controla arquivos e informações. Supervisiona a execução das decisões. Realiza a comunicação interna e externa. Decide sobre a rotina do departamento em que opera. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação. (Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. MEC, 2016).
Assim, o curso preparará o Tecnólogo em Secretariado para atender uma demanda que surge atualmente, que é a necessidade eficaz de assessoramento a executivos. Hoje o profissional de Secretariado tem perfil assessor e é coparticipante do processo gerencial das organizações, tendo domínio sobre os vários ramos do saber, desenvolvendo ações que envolvem planejamento estratégico; marketing empresarial; gestão empresarial e estratégica da qualidade; do conhecimento e da inovação; de pessoas, conflitos e negociações; objetivando captação de recursos públicos e privados, com o máximo desempenho e desenvolvimento de suas habilidades gerenciais para que possam, de fato, melhorar sua capacidade de atuação profissional e contribuir eficazmente com a rotina dos executivos.
Esse profissional deverá contribuir positivamente no assessoramento do “time” da organização, ou seja, com os colaboradores e equipes, a fim de alcançar como gestor os resultados organizacionais esperados. Seu trabalho como gestor do fluxo de informações, de pessoas e de processos permitirão a maximização dos resultados esperados através de uma assessoria estratégica, dinâmica e inovadora.
Contudo, a atuação profissional do Tecnólogo em Secretariado dependerá de sua formação acadêmica voltada para a formação de um profissional Gestor, Assessor, Consultor, Empreendedor, Agente de Mudanças, polivalente e participativo, que domine os processos de negociação, de comunicação e do campo de atuação da organização. Dependerá, também, da busca e aperfeiçoamento constante de seus conhecimentos e habilidades; da prática de atitudes éticas e responsáveis; da consciência de sua posição e influência como elo entre toda a organização e, consequentemente, de sua importância para o alcance dos resultados; e, principalmente, da sua determinação para o reconhecimento profissional.
O Curso de Tecnologia em Secretariado busca formar cidadãos críticos, autônomos e participativos. É desejável que no perfil desse novo profissional, existam algumas habilidades e competências básicas que devem ser executadas com muito cuidado e zelo a fim de que tal profissional consiga garantir e manter seu espaço em um mundo do trabalho cada vez mais propício às novas mudanças. Deverá ter visão generalista e sistêmica da organização e das peculiares relações hierárquicas e intersetoriais.
Ao longo do curso, serão desenvolvidas ações didático-pedagógicas com o objetivo de dotar o Tecnólogo em Secretariado dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas, como:
- Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
- Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
- Estabelecer o diálogo entre os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e humanísticos e os conhecimentos e habilidades relacionados ao trabalho;
- Tornar transversal o diálogo entre educação e tecnologia;
- Promover transposições didáticas contextualizadas que permitam a construção da autonomia dos educandos;
- Buscar metodologias que melhor se apliquem a cada ação, estabelecendo a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão;
- Diagnosticar inicialmente os conhecimentos prévios trazidos pelos alunos para o curso e aproveitamento dos saberes;
- Utilizar as novas tecnologias digitais aplicadas ao processo de construção do conhecimento;
- Respeitar a forma de aprendizagem do aluno adulto trabalhador, buscando metodologias adequadas;
- Organizar um ambiente de aprendizagem que contemple os diversos estilos de aprendizagem;
- Promover a mediação de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais por meio de didática apropriada, que envolva o diálogo, a participação e a interação com os alunos;
- Estimular a realização de atividades práticas individuais e em grupos cooperativos e simulações de situações de trabalho do dia a dia de um Secretário;
- Promover a avaliação diagnóstica e formativa – de caráter contínuo e sistemático, envolvendo professores e alunos, bem como as práticas globais do processo educativo;
- Pesquisar o instrumento de trabalho e princípio educativo;
- Incluir social e educacionalmente os alunos com necessidades educacionais específicas e promover as adaptações curriculares e metodológicas que contemplem as deficiências do aluno;