EaD e Ateneu +

Pensando na praticidade e na qualidade de vida dos tempos modernos, a UniAteneu facilita a sua vida e oferece para você a oportunidade de fazer vários cursos de graduação na modalidade de ensino a distância (EaD). Trata-se de um processo de ensino-aprendizagem realizado por meio de diferentes plataformas digitais e on-line, onde os alunos normalmente estão dispersos e distantes entre si e separados fisicamente também do professor. 

Na modalidade EaD, o estudante tem maior flexibilidade e liberdade de tempo e lugar para fazer as aulas e avaliações do curso, podendo escolher o local, o dia e o horário que melhor lhe for conveniente. Por realizar o curso a distância, o aluno vê a necessidade de ser mais disciplinado e organizar bem o seu tempo para poder acompanhar as atividades e ter êxito nas provas.

O professor continua desempenhando o seu papel de facilitar a absorção do conhecimento, levando em consideração a individualidade de cada aluno e respeitando o ritmo particular deles no desenvolvimento e na assimilação do conteúdo. O estudante pode ainda tirar dúvidas de conteúdo com tutores on-line e dúvidas tecnológicas e acadêmicas com os tutores presenciais dos polos parceiros, compartilhando o que aprendeu com o professor e os colegas de turma por meio da plataforma digital, facilitando assim o processo de aprendizagem. 

Como Funciona o EaD UniAteneu

Diploma

É igual ao obtido na modalidade presencial, com reconhecimento pelo Ministério da Educação.

Flexibilidade

Para assistir às aulas, você escolhe quando, onde e quantas vezes quiser assistir, no conforto de sua casa ou de onde desejar.

Formas de ingresso

Vestibular on-line, vestibular agendado, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), transferência de outra instituição de ensino superior e portador de diploma.

Economia

Valores justos e condições especiais para pagamento, que cabem no seu bolso.

Corpo Docente

O corpo de professores é composto por profissionais altamente qualificados, com titulação de especialistas, mestres e doutores, com experiência no mercado de trabalho.

Material Didático

Material disponibilizado em PDF dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com possibilidade de download e impressão do conteúdo. Disponibilizamos biblioteca on-line com amplo acervo virtual.

Nossos Diferenciais

Tutoria presencial nos polos para tirar dúvidas sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem e dúvidas acadêmicas.

Tutor on-line com 48 horas, no máximo, para resposta a dúvidas de conteúdo das disciplinas a serem estudadas ao longo de sua jornada acadêmica.

Atendimento presencial em nossas unidades acadêmicas e polos com toda a infraestrutura do presencial, sala de estudos e laboratórios de informática.

Aulas práticas presenciais nos polos com metodologia ativa na modalidade Ateneu +.

Encontros on-line ao vivo com o professor da disciplina duas vezes por mês para tirar dúvidas de conteúdo e metodologias ativas na modalidade digital.

Provas presenciais agendadas no polo de apoio.

Apoio do polo de apoio da sua região e dos setores de relacionamento especializados, como a Coordenação de apoio ao Estudante (CAE) e o suporte de carreiras através do Núcleo de Apoio a Carreira (NAC).

Experiência de uma instituição com mais de 17 anos de atuação no ensino superior.

Nivelamentos gratuitos de Português, Matemática e Informática à nível de Ensino Médio para auxiliar a adaptação do aluno no ensino superior.

Disciplina de Plano de Carreira com cursos gratuitos

Serviço de atendimento 0800 e suporte especializado.

Toda disciplina com aula ao vivo virtual, duas vezes por mês na modalidade digital.

Toda disciplina com aula ao vivo virtual quatro vezes por mês (1 hora por semana) no semipresencial, além de uma vez por semana ou quinzenalmente na modalidade Ateneu + com aulas ao vivo no seu polo de apoio.

Projeto Primeiros Passos – Cinco cursos complementares para desenvolvimento pessoal e profissional gratuitos para os alunos ingressantes incrementarem suas habilidades para o mercado de trabalho (inteligência emocional, postura e imagem profissional, relacionamento interpessoal, liderança x motivação e implantação do plano de carreira).

Nossos Polos Parceiros

Perguntas Frequentes

Na modalidade digital (100% on-line), o aluno fará a maioria das disciplinas dos módulos em EaD, com duração de quatro semanas cada e uma prova no final de cada disciplina ou a prova de segunda chamada. Nesta metodologia, são realizadas duas aulas ao vivo de uma hora com os professores da disciplina para dúvidas de conteúdo e metodologias ativas. No final do semestre, o aluno poderá fazer a avaliação final.

Os alunos têm cinco disciplinas por semestre, onde duas delas serão presenciais (as mais importantes) e as outras serão na modalidade EaD. As duas disciplinas presenciais utilizarão aulas ao vivo virtuais uma vez por semana e encontros presenciais no polo de apoio semanal ou quinzenal. As outras três ou quatro disciplinas abrirão de acordo com o calendário do EaD e estarão disponíveis durante quatro semanas para as atividades virtuais. No final da disciplina, será aplicada uma avaliação.

O Ateneu Mais é, sem dúvida, uma nova modalidade que congrega o que há de melhor na modalidade EaD e presencial.

No Portal do Aluno, os alunos têm acesso a informações como frequência e notas de todas as disciplinas presenciais e on-line, solicitações gerais da secretaria e emissão de boletos.

O aluno pode recuperar a senha por meio da plataforma, clicando em “Esqueceu seu usuário e senha?” ou enviando um e-mail diretamente para o suporte – [email protected] – ou, ainda, ligando para o 0800 006 1717.

Caso o aluno fique reprovado em alguma disciplina, deve solicitar a prova substitutiva, por meio de uma solicitação e pagamento de taxa e seguir as datas do calendário acadêmico.

Dentro da sua sala virtual, há um link chamado “Notas”. Observe que lá constam as notas da NP1 e NP2.

O prazo das atividades avaliativas on-line fica aberto para respostas do aluno durante todo o mês que a disciplina estiver aberta no ambiente virtual, não sendo possível uma nova abertura de prazos das atividades. Fique atento às datas dentro da sala virtual, no banner de boas-vindas.

O fórum é um espaço de estudo, discussão e expressão de ideias, sendo um momento de interação entre alunos e tutor. Por isso, a sua constante participação é fundamental. Os tutores avaliarão as respostas de acordo com a pergunta solicitada, com o conteúdo da unidade e a clareza. Textos com plágio e respostas insuficientes serão avaliados com nota “zero”, ou seja, como “insatisfatório”.

Clique em “Responder” abaixo da pergunta. Após abrir uma caixa, digite a sua resposta e clique em “Enviar mensagem ao fórum”.

Na sala virtual, clique em “Questionário Avaliativo”. Assim que abrir o questionário, marque as opções das questões. Depois, clique em “Próximo” e, em seguida, clique em “Enviar tudo e terminar”. A nota aparecerá automaticamente. Serão duas tentativas. A maior nota permanece.

Além dos questionários e fóruns, existe a atividade avaliativa na unidade IV, que é uma pergunta subjetiva. Clique em “Atividade Avaliativa”. Assim que abrir, clique em “Adicionar Tarefa”. Depois, é só digitar a resposta e clicar em “Salvar Mudanças”.

No início de cada disciplina, na página inicial da plataforma e dentro da sua sala virtual, há um link que você terá que clicar para realizar o passo a passo. Caso não consiga agendar, fale com o seu polo de apoio ou envie uma mensagem para [email protected] ou ligue 0800 006 1717 até o dia do encerramento.

A segunda chamada é para os estudantes que não fizeram o agendamento ou faltaram no dia da prova presencial. No calendário acadêmico, consta a data para a solicitação da segunda chamada. O estudante agenda a sua prova na sala virtual no Sistema de Agendamento.

É possível você conversar com ele clicando em “Fale com o seu tutor”. Em seguida, digite no espaço indicado. Logo, o tutor vai responder a sua pergunta pela plataforma. Outra forma é pelo fórum Tira-Dúvidas.

É possível realizar um agendamento por vídeo chamada com o seu coordenador de curso através do seu tutor da disciplina por meio do AVA. O horário de agendamento deverá ser o período vespertino para coincidir com as horas de trabalho dos coordenadores.

A média da IES é 7,0. Então, a média da soma da NP1 e NP2 é dividida por dois e deve ser maior ou igual a nota 7,0. No link “Notas”, é possível você verificar a NP1 e NP2.

A nota do aluno é composta pelas atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem + Prova Presencial. No ambiente virtual, a nota é composta por:

NP1 = Nota do Fórum I (Valendo até 3,0 ponto) + Nota do Questionário II (Valendo até 1,5 pontos); Nota do Questionário III (Valendo até 1,5 pontos) + Nota da Atividade IV (Valendo até 3,0 ponto); Nota da Maratona do Conhecimento (valendo até 1,0 pontos).
Prova Presencial – Até 10,0 pontos. A média da nota será realizada dividindo a NP1 com a NP2.

Na página inicial da plataforma e dentro da sua sala virtual, há um link que você terá que clicar e realizar o passo a passo. Caso não consiga agendar, envie uma mensagem para contato.ead@ uniateneu.edu.br ou ligue para o 0800 0061717 ou (85) 3033 5199.

A cada final de disciplina, você fará uma prova presencial para compor a NP2, que é a prova global da disciplina. Há também a segunda chamada e a avaliação final, caso o aluno precise. 

Entre em contato com o seu tutor na plataforma, procure seu polo de apoio presencial ou envie e-mail para [email protected].

Em cada polo da UniAteneu, há dias e horários estabelecidos para funcionamento. Por gentileza, procure o seu polo para obter mais informações ou clique em uniateneu.edu.br/parceiros para conhecer o horário de funcionamento do seu polo como também e-mail e telefone de contato.

Somente estão aptos para fazer avaliação final os alunos que estão no Aluno Online com a média de 4,0 a 6,9. Estudantes abaixo de 4,0 estão reprovados.

Sim, para os cursos de bacharelado e licenciaturas. No momento devido, você receberá todo o suporte dos tutores e do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC).

Sim.

OBS: Para os cursos de graduação tecnológica, há projeto interdisciplinar. Alguns cursos no modo bacharelado também possuem, como por exemplo, os cursos de Engenharia e Serviço Social.

Sim.

OBS: Para alguns cursos de bacharelado e licenciatura, é obrigatório, como os de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social, Educação Física e Pedagogia. Já para os tecnólogos, não.

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO