TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Curso:

Pedagogia

Orientador:

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Banca Examinadora:

Emanuelle Oliveira da Fonseca

Cristiane Aragão de Pontes Cabral

Autor(es):

CLEONEIDE ARRUDA BARROZO SANTANA

Ano de Publicação:

2018

Resumo:

O presente artigo tem como meta apresentar a contação de história no processo de ensino e aprendizagem, identificando o papel da contação de história no processo de aprendizado, possibilitando uma interação participativa dos alunos com as histórias infantis, e a maneira que se pode trabalhar em sala de aula. A contação de história ajuda nos aspectos cognitivos, estimulando a criatividade, o aprendizado de novos conteúdos, a concentração, a atenção, e o estimulo à leitura. O estudo teve uma abordagem qualitativa e utilizou-se da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, tendo como lócus uma escola particular situada em Fortaleza/CE. Como coleta de dados, foi aplicada uma entrevista semiestruturada com as professoras das turmas da Educação Infantil, além de observações em sala de aula. Ao final da pesquisa, constatou-se de fato que a contação de história é trabalhada pedagogicamente e vivenciada pelas professoras como incentivo à leitura, fazendo parte dos conteúdos, contribuindo de forma direta no processo de aprendizagem da criança. O corpo docente percebe o quanto a leitura é incentivada pelas histórias contadas e lidas pelas crianças, sendo um instrumento estimulante no desenvolvimento infantil.

Palavras-chave:

Contação de história; Aprendizado; Leitura.

Accessibility Toolbar