TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA NA METODOLOGIA DO PROFESSOR DO SÉCULO XXI

Curso:

Pedagogia

Orientador:

Karla Colares Vasconcelos

Banca Examinadora:

Jeimes Mizza Correia Lima Lodutor

Silvia Leticia Martins de Abreu

Autor(es):

SORAYA NUNES DA COSTA DE LIMA

Ano de Publicação:

2018

Resumo:

As tecnologias digitais conquistaram seu espaço na área educacional e apresentam-se conforme ocorre a elaboração da metodologia docente, facilitando o ensino. A questão a qual buscamos responder é “No que a informática educativa contribui para a metodologia do professor em sala de aula?”. Dessa maneira, fomos investigar se existem de fato melhorias na prática das aulas. O objetivo geral deste artigo foi buscar compreender como a Informática Educativa contribui na metodologia do professor. As categorias de análise são educação, informática educativa e tecnologia educacional. Este trabalho teve um embasamento teórico e utilizamos vários métodos para que pudéssemos chegar a uma conclusão plausível. Foram elaboradas entrevistas e observações (CERVO, 2007) sobre o tema explorado. Discutimos teorias sobre educação (BRANDÃO, 2007) e tecnologia (DANIEL, 2003), entre outros importantes autores, finalmente respondendo o problema de pesquisa que desenvolvemos no início deste trabalho acadêmico. A pesquisa utilizada foi a qualitativa, que ocorre quando replicamos questões muito características.Foram feitas observações e entrevistas com sujeitos da área da educação, e, por fim, temos como lócus uma escola estadual, localizada no bairro Messejana, em Fortaleza/CE. Concluímos que tanto a educação quanto a tecnologia sempre andaram lado a lado, pois toda e qualquer mudança na sociedade envolve e desenvolve todas as outras áreas. Não há como avançar um “ponto” sem que os demais se modifiquem.

Palavras-chave:

Educação; Informática Educativa; Metodologia; Tecnologia.

Accessibility Toolbar