TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Bruna Germana Nunes Mota

Orientador:

Bruna Germana Nunes Mota

Banca Examinadora:

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Cristiane Aragão de Pontes Cabral

Autor(es):

Cristiane Chaves de Menezes
Maria Naiany das Dores da Silva
Maria Neci Cosmo de Brito
Natalicia de Oliveira Lima

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

O artigo propõe-se a entender a importância da prática docente no ensino de crianças em situação de vulnerabilidade social, e mostrar como a educação desempenha um papel fundamental para transformação social dos alunos. O objetivo da pesquisa é compreender a prática docente no ensino de crianças em situação de vulnerabilidade social. A problemática traz o questionamento de como a prática docente é importante para a educação de alunos em situação de vulnerabilidade social. Sobre o percurso metodológico, consistiu em pesquisas bibliográfica, com abordagem qualitativa, de caráter descritivo com pesquisa de campo. Além disso, a coleta de dados aconteceu através de questionários aplicados a uma professora e uma coordenadora pedagógica, em uma escola no município de Itaitinga/ Ceará. Constatou-se que à medida que o educador compreende a situação de vulnerabilidade social dos alunos, a prática docente vislumbra uma compreensão subjetiva e demonstra sua relevância ao contribuir como fonte de pesquisa para profissionais da educação.

Palavras-chave:

Prática Docente; Vulnerabilidade Social; Ensino.

Accessibility Toolbar