TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Curso:

Pedagogia

Orientador:

Hele Maria Guerreiro Tavares

Banca Examinadora:

João Carlos Rodrigues da Silva

Fabio Nunes Assunção

Autor(es):

KELLY MARIA BARBOSA FRANCO SILVA
PAMMELA NATASHA PAIVA MAGALHÃES

Ano de Publicação:

2018

Resumo:

Este trabalho aborda a psicomotricidade na Educação Infantil e as práticas pedagógicas como ferramenta para o desenvolvimento psicomotor. Buscou-se, neste trabalho, compreender como as educadoras desenvolviam a psicomotricidade ampla e fina em sala de aula e verificar se as educadoras tinham conhecimento acerca do conceito de psicomotricidade. Utilizamos pesquisa bibliográfica para embasamento teórico e estudo de campo. Para a coleta de dados, realizamos a aplicação questionários para seis professoras atuantes na Educação Infantil. Nossos objetivos foram: identificar aspectos influenciavam as atividades pedagógicas envolvendo a psicomotricidade; identificar a formação das professoras, seu entendimento sobre psicomotricidade, a frequência de atividades e materiais utilizados, e o suporte da coordenação para essas práticas. Os resultados obtidos por meio dos questionários nos apontaram caminhos para realizar uma discussão sobre a importância da Psicomotricidade, que não se encerra neste trabalho. Após as análises, observamos, em alguns momentos, a ausência do conhecimento sobre o tema e a deficiência desta escola em apoiar os docentes para obter um ensino de boa qualidade com relação á aprendizagem envolvendo psicomotricidade.

Palavras-chave:

Psicomotricidade; Educação Infantil; Práticas Pedagógicas.

Accessibility Toolbar