TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SINDROME DE DOWN: QUAIS OS DESAFIOS E ESTRATEGIAS DE ENSINO?

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Bruna Germana Nunes Mota

Orientador:

José Deusimar Rodrigues

Banca Examinadora:

Aline da Silva Sousa

Bruna Germana Nunes Mota

Autor(es):

Eveliny Rodrigues de Oliveira Nogueira
Horrana Kevellen Rodrigues da Silva Costa
Kassia Oliveira dos Anjos
Rita de Cássia Silva de Sousa

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

A pesquisa aborda como temitica o processo de alfabetização de criangas com Sindrome de Down, bem como os desafios encontrados por esses alunos e professores no contexto escolar. O objetivo da pesquisa é analisar a como ocorre o processo de alfabetização dos alunos com Sindrome de Down. Como problemitica buscamos entender quais estratégias de ensino são cficientes para a alfabetizagio de criangas com Sindrome de Down. O percurso metodolégico do artigo tem abordagem qualitativa, pesquisa descritiva juntamente com a pesquisa de campo. Para os instrumentos ¢ coleta dos dados foram realizadas observagdes ¢ uma entrevista semiestruturada com uma professora de uma escola particular em Fortaleza. A pesquisa evidencia a importincia de buscar suporte para promover uma educação com equidade para as criangas com a sindrome. Garantir oportunidades iguais é proporcionar que o individuo se desenvolva dentro de suas especificidades.

Palavras-chave:

Alfabetização; Metodologia; Síndrome de Down.

Accessibility Toolbar