TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso:

Pedagogia

Orientador:

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Banca Examinadora:

Emanuelle Oliveira da Fonseca

Cristiane Aragão de Pontes Cabral

Autor(es):

SABRINA GOMES MEMÓRIA

Ano de Publicação:

2018

Resumo:

O presente artigo tem como finalidade identificar como a música pode contribuir para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Segundo o Referencial curricular Nacional para a Educação Infantil RCNEI (1998), a música proporciona ao aluno a facilidade para sua integração e comunicação social, além de promover o desenvolvimento dos aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos. O estudo tem abordagem qualitativa, utiliza-se da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, e seu lócus é uma escola da rede privada do Eusébio. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas observações em sala de aula e aplicada uma entrevista semiestruturada para as professores da turma da educação infantil II e III. Ao termino da pesquisa, verificou-se que a música é utilizada em praticamente todas as atividades em sala de aula, ajuda as crianças no desenvolvimento de bons hábitos, na aquisição da linguagem, facilita sua aprendizagem, integração e contribui para que a aprendizagem da criança ocorra de forma lúdica e prazerosa.

Palavras-chave:

Música; Aprendizagem; Educação Infantil.

Accessibility Toolbar