TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE. UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA.

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Bruna Germana Nunes Mota

Orientador:

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Banca Examinadora:

Bruna Germana Nunes Mota

Cristiane Aragão

Autor(es):

Aline Pinheiro Moreira
Isadora Rolim Monteiro da Costa
Lourana Ribeiro de Almeida
Marília Marques de Sousa

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

Neste estudo, abordamos a questão da educação inclusiva, explorando a lacuna entre o ideal e a realidade, através de um estudo de caso, tendo como lócus uma escola pública de Fortaleza. O principal objetivo foi compreender-se as ações aplicadas na escola contemplam uma educação inclusiva. A metodologia teve uma abordagem qualitativa, se utilizando da pesquisa bibliográfica e de campo. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos uma entrevista semiestruturada para a professora e para a coordenadora da escola, sujeitos da pesquisa. Concluímos que a escola contempla uma educação inclusiva, através de projetos e práticas pedagógicas, envolvendo a comunidade escolar, mas que necessita que sejam realizadas mais ações para que a inclusão possa ocorrer de forma a contemplar todos os alunos.

Palavras-chave:

Educação inclusiva; Escola; Realidade.

Accessibility Toolbar