TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE À INCLUSÃO NO ESPORTE EM ESCOLARES

Curso:

Educação Física

Coordenador:

Cristiane Gomes de Souza Campos

Orientador:

Cesario Rui Callou Filho

Banca Examinadora:

Cesar Rui C. Filho

Cristiane Gomes de Souza Campos

Autor(es):

Faltino Saraiva Damasceno
Jose Railson de Lima Teles

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

A inclusão consiste em ajustar todos os sistemas sociais para estes se adéquem ao máximo possível, visando à eliminação das barreiras que impossibilitam todas as pessoas com suas particularidades, para que elas possam ter acesso aos mesmos locais, ambientes e direitos. Objetivo geral: relatar a experiência de acadêmicos do curso de Educação Física frente à inclusão de crianças no esporte escolar. Métodos: trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido por dois acadêmicos do sexo masculino, tendo como base a experiência e a vivência as práticas de estágio curricular durante as aulas de estágio supervisionado curricular e não curricular. As variáveis que nortearam o estudo foram: sobre a inclusão no esporte escolar coletivo e individual. Resultados: este momento percebe-se a importância de relação teoria vs prática, sobretudo, a possibilidade de engrandecimento enquanto ser humano. Considerações finais: pode-se considerar, ao final deste estudo, que o relato de experiência dos acadêmicos do curso de Educação Física frente à inclusão de crianças no esporte escolar evidenciou que o processo de inclusão poderá ocorrer à medida que a relação teórica vs prática e a sensibilidade do professor escolar acontecerem para tonar essa condição como possibilidade.

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência; Educação Física; Licenciatura; Aulas adaptadas.

Accessibility Toolbar