TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ITAITINGA

Curso:

Pedagogia

Orientador:

Jeimes Mazza Correia Lima

Banca Examinadora:

Jucicleide de Souza Barcelar

Janote Pires Marques

Autor(es):

FRANCISCO EUDEMBERG DE SOUSA
JOSÉ DIMAS SALES

Ano de Publicação:

2018

Resumo:

Com a redemocratização do país, a nova Constituição e o advento da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), foi estabelecido um trabalho de construção democrática da escola. Baseada em preceitos constitucionais e na LDB, ficou definido que a gestão da escola pública seria concebida com a participação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivos verificar se a gestão escolar, nessa perspectiva democrática, de fato vem sendo realizada na escola pesquisada, identificar possíveis falhas, bem como sugerir alguma solução para eventuais problemas. A pesquisa foi justificada pela necessidade de constante ajuste e confirmação dos preceitos democráticos na comunidade escolar, e isso só pode ocorrer através de um maior conhecimento dessa realidade. Assim, a pesquisa partiu da seguinte problemática: a gestão escolar democrática tem acontecido de fato? Para atingir os objetivos do trabalho, foram realizados pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, bem como pesquisa de campo, na qual realizamos entrevistas aplicadas com os seguintes sujeitos: gestor, professor, vice presidente do conselho escolar, funcionário, aluno e representante dos pais. As informações colhidas foram analisadas, chegando ao seguinte resultado: a escola detém todos os mecanismos que ajudam a promover a gestão democrática. Entretanto, foram identificadas falhas nesse processo, que entendemos como algo que interfere diretamente na consolidação da gestão democrática. A partir desse entendimento, concluímos que há, nesse caso, uma gestão democrática parcial.

Palavras-chave:

Gestão; Democracia; Escola.

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