TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SURDAS EM ESCOLAS PÚBLICAS REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Bruna Germana Nunes Mota

Orientador:

Bruna Germana Nunes Mota

Banca Examinadora:

Jivago Oliveira da Fonseca

Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues

Autor(es):

Amanda Kelly de Souza Rocha
Ana Carolina Araújo Lima
Tereza Cristyne Silva da Costa
Vitória da Paz de Castro

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

A pesquisa tem como proposta de estudo a aprendizagem de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular na cidade de Fortaleza, especificamente no Ensino Fundamental (anos iniciais), pois aponta para a necessidade de arcabouços pedagógicos diferenciados/adaptados daqueles utilizados com os alunos ouvintes. O objetivo da pesquisa é analisar recursos e metodologias de ensino para as crianças surdas. O problema de pesquisa é identificar as metodologias mais utilizadas pelo docente do ensino fundamental (anos iniciais) para o aprendizado da criança surda no ensino público regular e como as utiliza em sala de aula. O percurso metodológico compreendeu abordagem qualitativa com pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo. Para o levantamento de dados, utilizamos entrevistas com professores da rede de ensino e observações das práticas docentes exercidas em sala. Concluímos que ainda se faz necessária a formação continuada de professores com o enfoque na educação de crianças surdas.

Palavras-chave:

Aprendizagem; Surdos; Ensino Fundamental (anos iniciais).

Accessibility Toolbar