TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

REFLEXÃO ACERCA DA CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Curso:

Enfermagem

Orientador:

Danielle Sampaio Teixeira

Banca Examinadora:

Elisabeth Soares Pereira da Silva

Hellen Livia Oliveira Catunda Ferreira

Autor(es):

Any Karulyne do Nascimento Batista
Bruno Gadelha da Rocha
Fernanda Colares dos Santos
Ramily Cavalcante da Silva
Tainara Bonifácio

Ano de Publicação:

2019

Resumo:

O ensino na Enfermagem brasileira passou por várias mudanças, principalmente na remodelagem curricular, em virtude das grandes transformações sociais, econômicas, culturais, epidemiológicas, e, como consequência disto, o perfil do enfermeiro apresentou fortes traços relacionados às alterações no quadro político-econômico-social da educação e da saúde no Brasil e no mundo. Para o curso de graduação em Enfermagem, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2001 estabelecem para a formação do enfermeiro uma visão formativa generalista, humanista, crítica e reflexiva, objetivando um profissional qualificado para o exercício da enfermagem. Assim objetivou-se tecer um construto reflexivo acerca da capacitação pedagógica na formação do enfermeiro abordado na literatura cientifica. Como base de dados, utilizou-se Biblioteca virtual em Saúde Enfermagem, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Education Resources Information Center, Scientific Eletronic Library Online. O total de artigos encontrados, após utilizar todos os critérios de elegibilidade, resultou-se em 13 publicações. Para o enfermeiro exercer a função de docente ele precisa possuir conhecimento tanto na área específica, como no processo educativo. Evidenciou-se a incipiência de capacitação pedagógica durante a graduação em enfermagem, principalmente no que tange a capacitação para a docência, concluindo que existe a necessidade desta capacitação, levando em consideração o esmero para a práxis do enfermeiro em suas várias áreas de atuação. Ressalta se que o conteúdo lecionado nas aulas de graduação é fundamental para formação de enfermeiros capacitados.

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem; Currículo; Prática do Docente de Enfermagem.

Accessibility Toolbar