Sobre a UniAteneu

O Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), instituição de ensino superior cuja mantenedora é a Sociedade Educacional Edice Portela Ltda., tem como finalidade educar e formar homens e mulheres em autênticos cidadãos conscientes de suas responsabilidades, comprometidos com os valores éticos, sociais, humanos, culturais e profissionais, contribuindo através do ensino, da pesquisa e divulgação científica, para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Assim, promovemos o desenvolvimento integral dos nossos alunos, preparando-os como cidadãos e profissionais capazes de se integrarem ao mundo do trabalho e intervirem na sociedade de forma equilibrada com uma formação humanística, crítica e reflexiva. Nossos cursos se diferenciam pela qualidade e a variedade em diversas áreas do conhecimento, distribuídos em cursos de pós-graduação, graduação, tecnólogos e técnicos, além de cursos de extensão e profissionalizantes.

Partindo deste princípio, entendemos que nossos alunos terão capacidade de colocar em prática a ciência e a técnica sempre a serviço da sociedade, colaborando através dos conhecimentos adquiridos na UniAteneu para a construção de um mundo melhor, baseando-se no respeito aos valores humanos e na equidade.

 

Missão

O Centro Universitário Ateneu, como instituição educacional, objetiva a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, dispondo-se a promover a geração e a disseminação de conhecimento, de forma a contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos científicos e tecnológicos para o fomento da cultura e prestação de serviços à comunidade, visando atender às necessidades do mercado de trabalho e às demandas sociais.

Em função dessa concepção, acalenta a missão de:

“Gerar e disseminar conhecimento visando à promoção do desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano, considerando os valores e princípios éticos na sua formação integral.”

 

Visão

Ser reconhecida como referência nacional, com base nos indicadores de qualidade do ensino, situando-se entre as melhores instituições do país.

 

Valores

– Respeito
– Comprometimento
– Transparência
– Responsabilidade Social
– Cidadania
– Cientificidade
– Ética
– Gestão participativa
– Pluralismo de ideias
– Democracia
– Diálogo
– Humanismo
– Paz

Princípios

a) A comunicação ampla e irrestrita das informações inerentes aos processos associados à Instituição, priorizando a clareza e a transparência das informações;
b) O processo de aquisição de conhecimento como um contínuo inerente à aprendizagem;
c) a ética como referência e prática institucional;
d) a qualidade, como objetivo e ação prática associada a todos os processos organizacionais;
e) a busca da excelência como norte institucional;
f) a flexibilidade na construção dos projetos pedagógicos;
g) o respeito às pessoas e às instituições.

Breve histórico

Localizado na cidade de Fortaleza (CE), a UniAteneu iniciou as suas atividades em 30 de junho do ano de 2004 a partir da Portaria do MEC nº. 1881, de 29 de junho de 2004 e publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 30 de junho de2004. A história da UniAteneu tem sido construída com muito empenho, perseverança e amor à educação, alicerçada na experiência de um grupo de educadores, entre os quais o prof. Me. Cláudio Ferreira Bastos, reitor da instituição, o qual sempre acreditou que toda e qualquer transformação social só é possível a partir de uma perspectiva educacional.

Em termos mais específicos, podemos afirmar que a UniAteneu tem sua origem no Colégio Ateneu, primando pelo desenvolvimento da soma de potencialidades de seus sócios. A parceria com os tradicionais colégios e a união aos seus sócios com experiência na oferta da educação básica em vários estados foram aspectos importantes que contribuíram para o nascimento da IES, que foi credenciada pelo Ministério da Educação para a oferta inicial dos primeiros cursos de graduação, que foram de Ciências Contábeis e Administração, da então Faculdade Ateneu (Fate).

Em 2005, a IES obteve a autorização de cursos superiores de Tecnologia, possibilitando, desde então, o atendimento a uma população que, em sua grande maioria, está no mercado de trabalho e tem a necessidade de obter uma formação em curto tempo e a custo acessível. A partir de 2008, em grande desenvolvimento e já ofertando 12 cursos, a instituição passou a ter duas grandes unidades acadêmicas, nos bairros de Messejana e no Antônio Bezerra. Neste ano, obteve o seu primeiro recredenciamento, sendo avaliada com conceito institucional 3.

Já em 2012 e 2013, os mantenedores, na busca pela excelência e com o objetivo de tornar-se centro universitário, iniciaram a construção do seu prédio próprio, criando a unidade acadêmica Lagoa de Messejana, localizada no bairro Messejana, com implantação de cursos da área da Saúde para atender as demandas da região. Houve um crescimento ainda maior e a IES passou a ofertar 20 cursos de graduação. Buscando ampliar a sua área de atuação, em 2013 protocolou pedido de credenciamento para a oferta de cursos de ensino a distância (EaD), utilizando da ampla experiência adquirida na modalidade semipresencial, onde desde 2008 trabalhou desenvolvendo ações no sentido de dispor aos cursos de graduação presencial (nivelamentos online) disciplinas online e trilhas de extensão.

Em 2014, a partir da readequação de sua gestão e da contratação de novos profissionais, a IES deu um salto para realizar e cumprir o seu papel, e elevou a sua oferta para 29 cursos na capital cearense, proporcionando para as regiões periféricas o acesso à educação superior de qualidade. É importante destacar que com o andamento dos cursos de Saúde, no ano de 2016, foi criado o Centro Integrado de Saúde Ateneu (Cisa), oferecendo atendimento à população necessitada a partir dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem. Neste mesmo ano, autorizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a IES implantou o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), ampliando a qualidade das pesquisas realizadas em seus diversos cursos.

Atenta às solicitações do mercado de trabalho e sem descuidar de seu compromisso de oferecer uma educação de qualidade, em 2017 a instituição implantou a unidade acadêmica Siqueira. Tendo em vista multiplicar as possibilidades de inserção profissional e de vivência dos discentes de diversos cursos, muitas parcerias foram realizadas com os governos municipal, estadual e federal. Ainda em 2017, após o credenciamento para a oferta de cursos EaD, autorizado pela Portaria nº 533 de 17 de abril de 2017 e publicado no DOU em 18 de abril de 2017, passou a ofertar os cursos na modalidade EaD com a finalidade de proporcionar formação superior de qualidade, iniciando de forma equilibrada com foco apenas na sede e nos polos próprios.

Em 2018, passou a se chamar Centro Universitário Ateneu. Os anos seguintes foram se passando e mesmo com a pandemia da Covid-19 que chegou em março de 2020, a UniAteneu se manteve firme, com a garantia de recursos tecnológicos oferecendo o melhor ensino acadêmico, mesmo de forma remota. Em 2021, inaugurou a unidade Harmony – Bezerra de Menezes e implantou a Clínica Escola de Odontologia. Atualmente, a IES está recredenciada com conceito institucional 4, têm suas áreas de conhecimento consolidadas, com 68 cursos de graduação, nas modalidades presenciais e a distância nas mais diversas áreas do conhecimento, classificados conforme a Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica do Brasil (Cine Brasil).

No ano de 2022, a UniAteneu lançou o Curso de Medicina Veterinária nas unidades Lagoa de Messejana e Harmony – Bezerra de Menezes, o mais novo curso de graduação implantado pelo centro universitário. O Curso de Design de Moda comemorou 10 anos de existência com eventos formativos para alunos de diferentes semestres. No esporte universitário, a UniAteneu recebeu o prêmio de segunda melhor IES do país no Brasil em 2021. Outros fatos relevantes foram a implantação do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) na unidade Lagoa de Messejana e do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) nas unidades Harmony – Bezerra de Menezes e Grand Shopping, além da instalação do Serviço de Psicologia (SPA) na unidade Grand Shopping.

O Centro Universitário Ateneu possui os seguintes atos regulatórios:

– Credenciamento: Portaria MEC nº. 1.881, de 29/06/2004 (DOU nº 124, 30/06/2004, seção 1, página 16).

– Recredenciamento: Portaria MEC nº. 860 de 11/09/2013 (DOU nº 177, 12/09/2004, seção 1, página 9).

– Credenciamento EaD: Portaria MEC nº 533, de 17/04/2017 (DOU nº 74, 18/04/2017, seção 1, página 10).

– Credenciamento para centro universitário: Portaria MEC nº 969, de 19/09/2018 (DOU nº 182, 20/09/2018, seção 1, página 15).

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO