Administração

O Curso de Administração da UniAteneu foi avaliado pelo MEC e ficou entre os melhores cursos de Administração entre as IES de Fortaleza.

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

8 semestres

TURNO

Manhã, Noite

MODALIDADE

Presencial, Ateneu + (Semipresencial), EAD

Matriz Curricular

+ -
Lista de Disciplinas
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ANÁLISE E GESTÃO DE NEGÓCIOS (MY STARTUP)

AUDITORIA

BASES DO ENSINO ATIVO

CIÊNCIAS SOCIAIS,HUMANAS E POLÍTICAS 

COMERCIO EXTERIOR

CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA

DIREITO EMPRESARIAL

ECONOMIA EMPRESARIAL

EMPREENDEDORISMO

ESTÁGIO PROFISSIONAL FORMAÇÃO

ESTÁGIO PROFISSIONAL VIVÊNCIA

ESTATÍSTICA

ESTRATÉGIA DE MARKETING

GESTÃO DA QUALIDADE

GESTÃO DE CUSTOS

GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

GOVERNANÇA CORPORATIVA

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

JOGOS DE EMPRESA

LEGISLAÇÃO SOCIAL E PREVIDENCIÁRIA

LIBRAS - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO

MATEMATICA FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

MÉTODOS QUANTITATIVOS

NEGOCIAÇÃO

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

RECURSOS HUMANOS

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TOMADA DE DECISÃO E SIMULAÇÃO DE NEGÓCIOS

Saiba mais

Por Dentro do Curso

+ -
Apresentação

A multidisciplinariedade do Curso de Administração é, sem dúvidas, uma característica que aumenta o interesse das pessoas na administração de empresas. A possibilidade de trabalhar em diversas áreas como gestão financeira, produção, marketing, recursos humanos entre outros campos de trabalho leva o administrador a estudar um pouco sobre diversas ciências como a Matemática, a Estatística, a Economia, a Psicologia, a Filosofia, a Engenharia além de outras áreas do conhecimento humano, fortalecendo o conhecimento do profissional em todos os setores. Tais conhecimentos abrem um leque de oportunidades de empregos, em um amplo mercado de trabalho, isso porque, toda organização precisa de um administrador ou de vários que planejem, organizem e gerenciem seus recursos financeiros, humanos, energéticos, a sua produção e a sua distribuição.

Assim, seja em empresas privadas ou públicas, sempre dependeremos de uma boa equipe de administradores, formados e especializados em diversas áreas (marketing, recursos humanos, produção, administração financeira, logística, engenharia de produção, psicologia organizacional, controladoria, administração hospitalar dentre outras pós-graduações relacionadas ao curso), garantindo uma boa empregabilidade para os profissionais da área. Além disso, o Curso de Graduação em Administração busca desenvolver a liderança e o trabalho em equipe (bom relacionamento interpessoal, empatia, altruísmo, resiliência, ética, curiosidade e a criatividade), características necessárias aos profissionais do século XXI.

É fato que o Curso de Administração ofertado pelo Centro Universitário Ateneu tem se consolidado como um dos grandes fornecedores de mão de obra qualificada na área gerencial às empresas dos mais variados ramos de atividade, inserindo no mercado de trabalho profissionais condizentes com a realidade socioeconômica regional e, principalmente, conscientes do seu papel como profissional e cidadão responsáveis pelo processo de crescimento e de ajuste social da sua própria realidade. A graduação em Administração foi uma das primeiras a serem implantadas na UniAteneu. O curso foi autorizado pela portaria nº 1.883 do MEC, de 26 de junho de 2004, na unidade Antônio Bezerra; e reconhecido pela portaria nº 517 do MEC de 15 de outubro de 2013.

+ -
Por que cursar Administração na UniAteneu?

O Curso de Administração da UniAteneu já nasceu forte e figura há alguns anos entre os melhores cursos de Administração de Fortaleza. Com conceito 4,0, o curso conta com uma gama de professores especialistas e mestres, com conhecimento acadêmico solidificado e com bastante experiência nas áreas de atuação de cada um deles. A nossa estrutura física é excelente, contando com laboratórios de informática, salas climatizadas, equipamentos de exposição visual das aulas (o que torna nossas aulas mais dinâmicas e interessantes) e uma excelente biblioteca física e virtual.

A UniAteneu também oferta vários setores de suporte, como o Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), responsável pelo encaminhamento dos alunos ao mercado de trabalho e pelos estágios supervisionados; o Coordenação de Apoio ao Estudante (CAE), que mantém o contato com os estudantes, buscando ajudá-los no que for necessário para tornar sua vida acadêmica a mais prazerosa e saudável possível; e o Núcleo de Apoio Financeiro (NAF), que trata das bolsas e financiamentos dos nossos alunos.

Além disso, o curso busca ofertar eventos que envolvam a comunidade acadêmica com a apresentação dos trabalhos semestrais na Jornada Científica Ateneu (Joca), com a promoção de palestras sobre os principais temas da área de gestão e com visitas guiadas por nossos professores a empresas da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com o objetivo de ver in loco como os processos são implementados. Vale ressaltar ainda que a coordenação e os professores do curso estão sempre atentos às demandas dos alunos e sempre à disposição dos mesmos, para ajudá-los no que for possível e necessário. O apoio psicopedagógico surge como importante ação no cenário acadêmico e fortalecimento das práticas de ensino-aprendizagem.

+ -
Objetivo Geral

O Curso de Bacharelado em Administração do Centro Universitário Ateneu tem como objetivo principal a formação de um profissional crítico com capacidade de leitura dos diferentes contextos em que as organizações atuem, visando assegurar níveis de competitividade, sustentabilidade e de legitimidade frente às transformações que vem ocorrendo no mundo do trabalho.

Nesse contexto, o curso deverá propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências que consolidem a capacidade crítica e reflexiva para a formação de um profissional empreendedor e gerenciador de negócios, com condições de compreender a complexidade e as contradições que delineiam a dinâmica organizacional do mercado e da sociedade, valorizando a inovação e o desenvolvimento sustentável.

+ -
Objetivos Específicos

– Preparar o aluno para atuar em um ambiente de mercado globalizado e de grande competitividade.

– Dotar o aluno de competências para saber liderar, negociar, planejar e organizar trabalhos em equipe.

– Gerenciar a dinâmica empresarial para otimizar a aplicação de recursos de forma coerente e articulada com a missão, os objetivos e os valores da organização por meio da conjugação de fatores humanos, administrativos, informacionais, produtivos, mercadológicos, políticos, legais, econômicos, culturais, tecnológicos, ecológicos e demográficos.

– Dotar o aluno de uma visão empreendedora com vistas à geração e consolidação de novos negócios.

– Fornecer subsídios para o estabelecimento de estratégias e tomadas de decisão com vistas ao alcance de resultados.

– Levar o aluno a desenvolver atitudes de autocrítica permanente e empreendedora, visando mantê-lo atualizado profissionalmente para possibilitar a transferência do aprendizado na organização.

– Desenvolver competências que capacitem o profissional a atuar de forma ética em um ambiente de competitividade e internacionalização do mercado.

– Tornar o Curso de Administração da UniAteneu referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho.

– Formar cidadãos éticos, proativos, criativos e capazes de se adaptar às constantes mudanças que envolvem o meio organizacional contemporâneo.

– Atender às demandas das empresas, oferecendo ao mercado, profissionais capacitados e atualizados, com visão sistêmica, aptos a pensar e agir estrategicamente frente aos desafios organizacionais.

+ -
Áreas de Atuação

O profissional formado em Administração de Empresas poderá atuar nas seguintes áreas:

– Administração Geral
– Área Financeira
– Recursos Humanos
– Vendas
– Produção
– Gestão de Projetos
– Gestão de Processos
– Logística
– Tecnologia da Informação
– Marketing
– Sistemas de Informações
– Inovação Tecnológica

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

O egresso do Curso de Graduação em Administração de Empresas da UniAteneu estará apto para as seguintes competências e habilidades:

– Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.
– Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais.
– Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.
– Raciocinar lógica, crítica e analiticamente na operação de valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos.
– Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.
– Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho para o seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

+ -
Diferenciais do Curso

O Centro Universitário Ateneu é uma das instituições de ensino superior que mais cresce no estado do Ceará, sendo essa uma organização que preza pela oferta de um ensino de qualidade com preços não impeditivos, além de contar com financiamentos governamentais e pela própria instituição. Assim, não se tem dúvidas que a UniAteneu é a instituição com o melhor custo benefício da cidade de Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

+ -
Coordenação do Curso

Coordenador: Prof. Me. Leandro Moura da Silva

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tem MBA Empresarial em Gestão e Marketing pela Escola Superior Aberta do Brasil (Esab) e é graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Administração, com ênfase nas áreas financeira, bancária e marketing. Atualmente, é coordenador dos cursos de Administração, Processos Gerenciais, Logística, Gestão de Recursos Humanos e Marketing do Centro Universitário Ateneu.

Curriculum Lattes  | [email protected]

 

 

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO