Marketing

Estrutura Curricular

ANO 1ANO 2
DISCIPLINAS PRESENCIAL SEMIPRESENCIAL ONLINE
Presencial Online Presencial Online Presencial Online
Estatística

Direito do Consumidor – EAD*

Fundamentos de Marketing*

Introdução à Administração

Planejamento de Carreiras

Projeto Interdisciplinar I*

Comportamento do Consumidor*

Marketing Ambiental e Social – EAD*

Gestão da Comunicação e Marketing*

Gestão de Preços e Produtos*

Gestão de Produtos e Serviços*

Projeto Interdisciplinar II*

* Diciplinas Isoladas
Disciplina PRESENCIAL SEMIPRESENCIAL ONLINE
Presencial Online Presencial Online Presencial Online
Endomarketing – EAD

Posicionamento Profissional (optativa)

Gestão de Canais de Distribuição*

Gestão de Vendas*

Pesquisa de Mercado

Projeto Interdisciplinar III*

Marketing Digital e Mídia Social – EAD*

MKT de Relacionamento – EAD*

Estratégia de Marketing*

Jogos de Empresas

Consultoria de Marketing*

Projeto Interdisciplinar IV*

* Diciplinas Isoladas
Informações GeraisOferta do CursoMissãoObjetivosPerfil do EgressoHabilidades

Sobre o Curso de Graduação Tecnológica em Marketing

Portarias:
Reconhecimento de curso – Portaria nº 815 de 29/10/2015

Turno:
Noturno

Grau:
Tecnólogo

Duração:
2 (dois) anos

Oferta do Curso

UNIDADES PRESENCIAL ATENEU + ONLINE
Manha Tarde Noite Manha Tarde Noite
Messejana

Antônio Bezerra

Pecém

Montese

Siqueira

Missão

Curso Superior de Tecnologia em Marketing tem como missão fornecer uma sólida formação de estratégias de marketing nas organizações, elaborando políticas eficazes, eficientes e eticamente responsáveis, com uma visão geral da dimensão conjuntural dos serviços de marketing, capacitando teórico e tecnicamente pessoas para o exercício e desempenho de atividades especificas do Marketing em seus variados âmbitos.

Objetivos

Preparar profissionais de forma humana e técnica, com as competências e habilidade necessárias para atuarem com uma visão sólida na gestão de marcas e da imagem empresarial. Trazer aos participantes as principais questões e desafios presentes nas relações entre ofertantes e demandantes de bens e serviços, fornecendo instrumentos e conceitos teóricos e práticos para gerir ações que estimulem comportamentos, hábitos e costumes sociais de maneira a conseguir resultados efetivos. Oportunizar aos profissionais vinculados às empresas e aos profissionais liberais a habilitação, com vistas ao aprimoramento qualificado de conhecimentos, para o desempenho das funções ligadas à Gestão de Marketing.

As disciplinas, ressalvadas as suas particularidades, possibilitarão aos alunos capacidades para:
– Preparar profissionais para a prática de Marketing, através do foco no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado, permitindo sua atuação de maneira inovadora e criativa, na administração dos relacionamentos entre as empresas e as necessidades do consumidor, que exijam intensa capacidade analítica, conceitual e tática;
– Proporcionar ao aluno um ambiente de aprendizagem que permita um equilíbrio entre a aprendizagem teórica e prática;
– Possibilitar ao aluno o contato com as últimas tendências de marketing e relacionamento com o cliente, bem como analisar a aplicabilidade destas;
– Desenvolver no aluno as capacitações técnicas, teóricas, humanas e tecnológicas para aplicar os princípios do Marketing em vários setores econômicos (seja para produtos e/ou serviços), aliando as ferramentas existentes hoje no mercado às técnicas gestoras de relacionamento com pessoas;
– Despertar o interesse dos alunos no aprofundamento dos estudos voltados a melhora contínua dos relacionamentos entre empresas e consumidores, visando a melhora progressiva deste profissional no mercado de trabalho.

Perfil do Egresso

Formar profissionais com competências estratégicas de marketing capazes de identificar e satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores pós-modernos, antecipando tendências e implementando idéias inovadoras no desenvolvimento da comercialização de bens e serviços, bem como antecipando riscos.

Habilidades

– Desenvolver as estratégias e planos de marketing da empresa, identificando as diretrizes a serem implementadas no tocante aos investimentos que a capacitam a utilizar o marketing como uma ferramenta de melhoria da competitividade;
– Planejar e coordenar a realização de pesquisas de marketing, objetivando avaliar o grau de satisfação dos usuários em relação aos bens e serviços da empresa assim como para identificação de novos mercados bens e serviços;
– Desenvolver o composto de bens e serviços da empresa de acordo com seu posicionamento no mercado;
– Analisar dados sobre o perfil do consumidor pós-moderno (renda, hábitos de consumo, entre outros);
– Tomar decisões sobre determinação dos canais de distribuição, preço e praça de acordo com o composto de bens e serviços da empresa;
– Identificar as formas mais eficientes de comunicação e vendas, a fim de desenvolver relacionamentos com consumidores, antecipar tendências e aproveitar oportunidades de mercado;
– Coordenar equipes de vendas e de relacionamento com clientes;
– Definir a política de preços e de comercialização de bens e serviços;
– Implantar estratégias para manter os clientes atuais da empresa e fortalecer sua imagem pública;
– Contratar colaboradores para a atividade de marketing, bem como sugerir e implantar políticas de remuneração, benefícios e avaliação dos recursos humanos da área;
– Assessorar os dirigentes de marketing em instituições públicas e privadas;
– Empreender negócio próprio e prestar consultoria em marketing;
– Gerenciar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar oportunidades no varejo sem loja;
– Gerir negócios técnicos de e-bussines.

 


INSCRIÇÕES ABERTAS