Serviço Social

O Curso de Serviço Social da UniAteneu ficou em 1º lugar na Região Metropolitana de Fortaleza, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2019.

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

8 semestres

TURNO

Manhã, Noite

MODALIDADE

Presencial, Ateneu + (Semipresencial), EAD

Matriz Curricular

+ -
Lista de Disciplinas
ANTROPOLOGIA CULTURAL

BASES DO ENSINO ATIVO

DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL

DIREITOS HUMANOS E SERVIÇO SOCIAL

ECONOMIA POLITICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO (INTERVENÇÃO)

ESTAGIO SUPERVISIONADO (OBSERVAÇÃO)

ÉTICA PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL

FAMÍLIA, GÊNERO E SERVIÇO SOCIAL

FILOSOFIA

FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA BRASILEIRA

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

GESTÃO SOCIAL, ASSESSORIA E CONSULTORIA

INTRODUÇÃO À PRATICA PROFISSIONAL

LEGISLAÇÃO SOCIAL

MEDIAÇÃO E INSTRUMENTALIDADE EM SERVIÇO SOCIAL

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

MOVIMENTOS SOCIAIS E SOCIEDADE

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

PLANEJAMENTO  E ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

POLÍTICAS SOCIAIS SETORIAIS

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

PROCESSOS DE TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL

PSICOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

QUESTÃO RURAL E URBANA

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS

RECONCEITUAÇÃO E RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIALS

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

SEGURIDADE SOCIAL

SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL 

SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE MENTAL

SERVIÇO SOCIAL INSTITUCIONAL

SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

SURGIMENTO E PROFISSIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

TCC - ELABORAÇÃO

TCC - ORIENTAÇÃO

TEORIA POLÍTICA

TEORIA SOCIOLÓGICA

TRABALHO E SOCIEDADE

Saiba mais

Por Dentro do Curso

+ -
Apresentação

De acordo com as metas definidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) de estabelecer uma política de expansão do ensino superior que diminua as desigualdades de ofertas existentes entre as diferentes regiões do país e, considerando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que prevê uma necessária expansão de cursos em nível superior para preencher lacunas sociais na região atendida, o Centro Universitário Ateneu implantou o Curso de Graduação em Serviço Social. A implantação do curso foi uma contribuição e esforço da UniAteneu em colaborar com o desenvolvimento socioeconômico do estado do Ceará. O Curso de Serviço Social na unidade acadêmica Lagoa de Messejana foi autorizado mediante a portaria nº 296 do Ministério da Educação, de 09 de julho de 2013. Na unidade Antônio Bezerra, a graduação foi autorizada mediante a portaria nº 209, de 27 de março de 2014.

Com a implantação do curso, o objetivo é enfatizar as variáveis que interferem no desenvolvimento da sociedade, pois estamos inseridos tanto no contexto econômico quanto no político e cultural e, portanto, torna-se necessário verificar as particularidades dos mesmos e as relações que, por muitas das vezes se concretizam na contradição, interferindo diretamente na qualidade de vida dos cidadãos e no próprio trabalho do assistente social. Assim, a graduação em Serviço Social da UniAteneu também se justifica a partir da necessidade profissional e social de formular e executar planos, programas e projetos sociais a partir do estudo e análise da realidade em questão. Afinal, é dever da universidade propor políticas públicas, garantindo assim os direitos sociais dos cidadãos.

+ -
Por que cursar Serviço Social na UniAteneu?

O Centro Universitário Ateneu está atento às tendências de mercado e à própria sociedade, buscando sempre melhorias e inovação para o seu contexto acadêmico. Afinal, a UniAteneu tem na formação eficiente e eficaz dos seus futuros profissionais a certeza de que serão capazes de interagir com a nova realidade que os cerca através da proposição de soluções inovadoras e resultados promissores. É exatamente neste contexto que se constitui a necessidade de oferta do Curso de Graduação em Serviço Social, pois o perfil profissional do egresso visa preencher a necessidade de termos profissionais formados nesta área no mercado de trabalho.

O curso superior de graduação em Serviço Social é necessário não apenas como um meio de atender às demandas instituídas pelo contexto de mercado em que se insere, mas, e principalmente, dada a sua realidade de uma maioria de ingressantes de escolas públicas, bem como de trabalhadores de baixa renda que procuram o ensino superior como meio de galgar melhores condições de vida. Assim, o projeto do curso ofertado pela UniAteneu não se constitui apenas como um instrumento para formar profissionais para o setor social, mas como um meio pelo qual se é possível mudar as desigualdades sociais e interferir positivamente na sociedade.

+ -
Objetivo Geral

Formar assistentes sociais competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão para o enfrentamento das diversas manifestações da Questão Social.

+ -
Objetivos Específicos

– Formar profissionais com habilidades teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas comprometidos com os valores e princípios norteadores da profissão.

– Formar profissionais críticos e competentes capazes de formular propostas que façam frente à Questão Social e que sejam solidárias com o modo de vida daqueles que a vivenciam.

– Formar profissionais capazes de elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais.

– Estimular a atitude investigativa como princípio, de modo a apreender, demonstrar e intervir junto aos fenômenos da realidade social.

– Instrumentalizar o acadêmico para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

– Estimular o aperfeiçoamento profissional através de capacitação continuada.

– Concorrer para o desenvolvimento do exercício da cidadania e do processo de democratização da sociedade brasileira.

– Contribuir para o desenvolvimento da região de inserção, mediante políticas de inclusão social.

+ -
Áreas de Atuação

O acadêmico egresso do Curso de Serviço Social é requisitado principalmente para o planejamento, a gestão e a execução de programas, projetos e serviços/políticas sociais situados nas seguintes áreas e instituições:

– Assistência Social Pública
– Movimentos Sociais Populares
– Ensino e Pesquisa em Serviço Social
– Supervisão em Serviço Social
– Saúde
– Empresa (Trabalho)
– Habitação
– Previdência Social
– Educação
– Variados

Além dessas áreas já consagradas para o trabalho profissional do assistente social, novos mercados estão se abrindo, em razão das intensas mudanças que vêm alterando o perfil do mercado de trabalho, do Estado e da sociedade.

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

– Gerais:

Segundo as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social, a formação profissional deve viabilizar uma capacitação teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas, com vistas à:

– Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade.
– Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da Questão Social.
– E a utilização dos recursos da informática.

– Específicas:

A formação profissional deverá desenvolver a capacidade de:

– Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social.
– Contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais.
– Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais.
– Realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais.
– Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.
– Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos.
– Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.

A formação do assistente social no Centro Universitário Ateneu habilitará o aluno que quer fazer carreira como prestador de serviços sociais em instituições públicas e privadas ou em entidades e organizações populares. Ao deixar a instituição, o recém-formado levará consigo o conhecimento de como se atua na assistência social, com formação baseada nas determinações da lei nº 8.662, de 07 de junho de 1993, que regulamenta a profissão de assistente social e estabelece as seguintes competências e habilidades técnico-operativas, além das já citadas anteriormente:

– Formular e executar políticas sociais em órgãos da administração pública, empresas e organizações da sociedade civil.
– Realizar estudos socioeconômicos para identificação de demandas e necessidades sociais.
– Exercer funções de direção em organizações públicas e privadas na área de serviço social.
– Assumir o magistério de Serviço Social e coordenar cursos e unidades de ensino.
– Supervisionar diretamente estagiários de Serviço Social.

+ -
Diferenciais do Curso

O curso de Graduação em Serviço Social da Uniteneu prepara profissionais capazes de interpretar a realidade social, estando aptos para formular e executar projetos, programas e políticas com objetivo de garantir e ampliar os direitos da população, além de assessorar os mais diversos órgãos públicos e privados, bem como entidades que trabalhem na gestão de serviços sociais.
Diante da atual conjuntura política e econômica, o mercado de trabalho exige novas qualificações e conhecimentos específicos para realizar diagnóstico sociais, competência para gerir programas e vivência com a pesquisa e a educação popular. O Curso de Serviço Social do Centro Universitário Ateneu forma um profissional, crítico, criativo, investigativo e interventivo, com conhecimento teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo para responder as demandas que surgem das desigualdades sociais.

– A graduação em Serviço Social possui um corpo docente composto por mestres e doutores.
– Preocupa-se com a construção da carreira do aluno, com disciplinas práticas que o orienta no direcionamento profissional.
– Fundamenta-se em uma base teórica consistente que interage diretamente com a prática mediante os estágios supervisionados, capacitando os alunos para o exercício profissional.
– Tem convênios de estágios com os mais diversos órgãos públicos (estadual e municipal), privados e organizações da sociedade civil (OSCs), garantindo a inserção do estudante em áreas extremamente importantes para a prática.
– Oferece a oportunidade de os alunos participarem de atividades de pesquisa e extensão, capacitando na orientação investigativa particular à profissão.

Conquistas e Reconhecimentos

– O Curso de Serviço Social da UniAteneu é o 2º melhor no Ceará e ficou em 1º lugar na Região Metropolitana de Fortaleza, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2019.
– Tirou nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018, sendo o único Curso de Serviço Social de IES privada no estado do Ceará com nota 5.

+ -
Coordenação do Curso

Coordenadora: Profª Ma. Aline Braúna dos Santos

Mestre em Ensino na Saúde, especialista em Violência em Saúde e em Saúde da Família e graduada em Serviço Social. Tem experiências pregressas em gestão com atuação como coordenadora do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE Juvenil) entre 2009 e 2011, secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde de Paracuru entre 2012 e 2013 e articuladora do Selo Unicef de Paracuru em 2012. É residente em Saúde da Família e Comunidade pela Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (RIS-ESP/CE).

É capacitada para assistir os surdos, com domínio na Língua Brasileira de Sinais (Libras), com formação pelo Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (Creaece). Entre outras experiências profissionais, é assessora e captadora de projetos das seguintes Organizações da Sociedade Civil: União Comunitária de Desenvolvimento de Freixeiras (UCDF), da Associação do Centro de Artesanato de Paracuru (Acap) e da Associação Pró-Cidadania e Cultura de Paracuru (Acomcult). Atualmente, é coordenadora do Curso de Serviço Social da UniAteneu nas unidades acadêmicas Grand Shopping e Harmony – Bezerra de Menezes.

Curriculum Lattes | [email protected]

 

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO