Educação Física – Bacharelado

Na UniAteneu, você pode se tornar um educador físico habilitado para promover a saúde e a educação das pessoas através da orientação para a prática de atividades físicas.

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

8 semestres

TURNO

Noite

MODALIDADE

Presencial, Ateneu + (Semipresencial), EAD

Matriz Curricular

+ -
Lista de Disciplinas
ANÁLISE DE CONJUNTURAS SOCIAL, POLÍTICA, CULTURAL E ECONÔMICA

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR

ANATOMIA HUMANA

APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR

ATIVIDADE FÍSICA E INCLUSÃO SOCIAL

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE COLETIVA

ATIVIDADES AQUÁTICAS

BASES DO ENSINO ATIVO

BASES SOCIOANTROPOLÓGICAS E FILOSÓFICAS EM SAÚDE

BIOQUÍMICA

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA

CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

DANÇAS, GINÁSTICAS E CONDICIONAMENTO FÍSICO

DESENVOLVIMENTO HUMANO

DIDÁTICA

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE COLETIVA

ESPORTES DE AVENTURA, URBANOS E NA NATUREZA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO (CONDICIONAMENTO)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO (ESPORTES)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO (GESTÃO)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO (SAÚDE COLETIVA)

FISIOLOGIA DO EXERCICIO

FISIOLOGIA HUMANA

FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA

FUNDAMENTOS DO TREINAMENTO DESPORTIVO

FUNDAMENTOS DOS ESPORTES COLETIVOS

FUNDAMENTOS DOS ESPORTES INDIVIDUAIS

GESTÃO DE ESPORTE E LAZER

LUTAS

MEDIDAS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

MULTICULTURALISMO DIVERSIDADE E RELAÇÃO ETNICO-RACIAIS/TEMAS AVANÇADOS TRANSVERSAIS

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

PRIMEIROS SOCORROS

RECREAÇÃO E LAZER

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

TCC - ORIENTAÇÃO

TCC- ELABORAÇÃO

TREINAMENTO RESISTIDO

Saiba mais

Por Dentro do Curso

+ -
Apresentação

O profissional da área da Educação Física tem por objetivo promover a saúde e a educação das pessoas através da orientação para a prática de atividades físicas. O seu trabalho consiste em acompanhar e orientar o público, que é bastante variado, durante a prática de esportes ou exercícios físicos. Quem se forma em Educação Física, pode trabalhar com crianças em idade escolar, atletas profissionais, pacientes que buscam a recuperação de movimentos, portadores de deficiência física e idosos que necessitam de cuidados específicos.

O perfil do profissional de Educação Física caracteriza-se pelo conhecimento da atividade física nas suas diversas manifestações e objetivos e por possuir competências e habilidades para identificar, planejar, programar, coordenar, supervisionar, assessorar, organizar, lecionar, desenvolver, dirigir, dinamizar, executar e avaliar serviços, programas, planos e projetos na área. Ele também realiza auditoria, consultoria, treinamento especializado, participa de equipes multidisciplinares e interdisciplinares, além de produzir informes técnicos, científicos e pedagógicos na área.

Com a evolução das necessidades da sociedade e do próprio conhecimento veiculado na área, o espaço de intervenção do profissional de educação física ampliou-se. No Curso de Educação Física do Centro Universitário Ateneu, ele pode se capacitar na habilitação bacharelado ou licenciatura e assim e ter a melhor formação para atuar no mercado de trabalho.

+ -
Por que cursar Educação Física na UniAteneu?

O Centro Universitário Ateneu é uma instituição formadora que realiza as suas ações dentro de um padrão ideal, prezando pelo rigor em seus métodos na busca de uma formação de qualidade, com avaliação permanente e um corpo docente que detém um número expressivo de professores com titulação de mestre e doutor.

Os projetos e programas de pesquisa e extensão acadêmicos desenvolvidos no curso proporcionam uma experiência que aproxima o estudante de atividades práticas, discussões teóricas entre outras ações que colaboraram para o processo qualificado de formação em Educação Física. Com esses conhecimentos, o profissional tem um diferencial no mercado de trabalho, o que contribui para se destacar em sua profissão.

A parceria com escolas e empresas possibilita um vasto campo de estágio, essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Assim, a UniAteneu se preocupa, além de uma formação acadêmica de qualidade, com as condições para inserção profissional dos egressos nos seus diferentes campos de trabalho

+ -
Objetivo Geral

Seguindo as tendências das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Educação Física – Licenciatura, considerando o caráter interdisciplinar da profissão, o currículo do curso permite a integração entre as ciências biológicas e da saúde, humanas e sociais, despertando, já nos primeiros períodos da faculdade, o interesse para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais, recebendo informações sobre os princípios e fundamentos da profissão, ressaltando a sua importância, a responsabilidade do papel social e o compromisso com a cidadania.
O atual projeto pedagógico do Curso de Educação Física da UniAteneu, tanto nas habilitações para licenciatura quanto bacharelado, visa a formação de um professor de Educação Física qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

+ -
Objetivos Específicos?

O curso de graduação em Educação Física na habilitação bacharelado do Centro Universitário Ateneu visa gerar no egresso um perfil profissional que preenche uma demanda do mercado de trabalho por profissionais formados na área, bem como buscar o equilíbrio social da região de inserção. Veja os objetivos específicos:

 

– Capacitar o aluno a atuar profissionalmente no mercado de trabalho, planejando, administrando, implantando, desenvolvendo e avaliando programas de Educação Física para a população em geral;

– Preparar o aluno a emitir pareceres, oferecer assessorias e consultorias que orientem indivíduos ou grupos organizados em questões pertinentes à atividade física e suas interfaces com a saúde e educação;

– Habilitar o aluno a buscar aperfeiçoamento acadêmico-profissional contínuo ao longo de sua carreira profissional.

+ -
Áreas de Atuação

A resolução do Conselho Federal de Educação Física (Confef) nº 46/2002 definiu e classificou os seguintes campos de intervenção profissional:
Regência/Docência em Educação Física, Treinamento Esportivo, Preparação Física, Avaliação Física, Recreação e Lazer, Orientação de Atividades Físicas e Gestão em Educação Física e Esporte. O exercício profissional nessas intervenções está vinculado diretamente à graduação do profissional, que pode ser licenciatura ou bacharelado em Educação Física.

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

O profissional bacharel em Educação Física deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

+ -
Coordenação do Curso

– Coordenadora: Profª. Cristiane Gomes de Souza Campos

Mestranda em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), especialista em Treinamento Funcional e Especializado pelo Instituto de Ensino Superior de Fortaleza (Iesf) e graduada em Educação Física pela Faculdade Católica do Ceará (FCC). Atualmente, é coordenadora do Curso de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) do Centro Universitário Ateneu.

Curriculum Lattes[email protected]

 

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO