TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO MÉDIO COMO CONSEQUÊNCIA DE MELHORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

João Carlos Rodrigues da Silva

Banca Examinadora:

Fernanda Sleiman Rodrigues

João Carlos Rodrigues da Silva

Silvia Letícia Martins de Abreu

Autor(es):

Angela Maria Sousa
Dayana Jamille Oliveira
Rosilene Pereira Sousa

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

Esta pesquisa tem como eixo principal de estudo a afetividade na relação professor-aluno nas séries finais do ensino médio. Tem-se, como objetivo principal, pesquisar a necessidade de haver afetividade no ensino médio. Para isto foram feitos levantamentos bibliográficos com base em alguns autores. O instrumento de coleta de dados utilizados foi uma entrevista semiestruturada com uma psicóloga, uma coordenadora e um professor do ensino médio da rede privada de Fortaleza. A pesquisa se classifica como qualitativa do tipo exploratória e explicativa. Podemos concluir que através da afetividade o aluno se torna um ser ativo e que o professor tem que agregar suas competências socioemocionais para que possa ter um ambiente aprendizagem saudável.

Palavras-chave:

Afetividade; Ensino Médio; Pedagogo.

Accessibility Toolbar