TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

OS DESAFIOS DOS EDUCADORES NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

João Carlos Rodrigues da Silva

Banca Examinadora:

Cristiane Aragão de Pontes Cabral

Jeimes Mazza Correia Lima

João Carlos Rodrigues da Silva

Autor(es):

Maria Isabelle Medeiros dos Santos
Silvana Alves de Lima Santos
Thaynara Ramalho Nogueira

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

Este trabalho tem como finalidade abordar os desafios dos educadores no processo de letramento na educação infantil III e suas principais influências no cotidiano. Assim, busca analisar como ocorre a aprendizagem do aluno, também levando em consideração a contribuição escolar, a abordagem do educador e suas principais dificuldades na aplicação de métodos. A pesquisa é de natureza qualitativa, bibliográfica, e exploratória, e faz uso de da observação assistemática, típica do estudo de campo. Para a coleta de informações e dados, houve aplicações de entrevistas, ficha observacional e verificações de documentos que nortearam a observação das três esferas abordadas nesta pesquisa: métodos atuais de alfabetização e letramento, dificuldades de aprendizagem do aluno e a participação do núcleo escolar. Concluiu-se que um dos maiores desafios encontrado pelos docentes no processo de letramento é a falta de apoio e incentivo dos responsáveis pelos alunos, pois alguns não participam da vida estudantil dos seus filhos, deixando a responsabilidade do letramento apenas para a escola.

Palavras-chave:

Alfabetização; Educação infantil; Letramento.

Accessibility Toolbar