TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

PROFESSORES HOMOSSEXUAIS: TRAJETÓRIA E INSERÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

Fernanda Sleiman Rodrigues

Banca Examinadora:

Fernanda Sleiman Rodrigues

João Carlos Rodrigues da Silva

Silvia Letícia Martins de Abreu

Autor(es):

Wanderson Lima Freitas

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

A pesquisa realizada teve como objetivo investigar as dificuldades da inserção e trajetória de homossexuais na docência. Como método, utilizou-se a pesquisa exploratória, qualitativa e de campo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, de forma remota, com professores que atuam ou atuaram nas séries iniciais do ensino fundamental. Conclui-se que a escola, apesar de ser um espaço onde deve-se trabalhar as diferenças, acaba por também reproduzir os preconceitos que estão enraizados em nossa sociedade. São inúmeras as dificuldades da atuação do professor homossexual na escola, desde a hostilidade, a ameaça e acusações de pedofilia, o que confere a esses profissionais um tratamento desigual no espaço escolar.

Palavras-chave:

Homossexuais; Docência; escolar

Accessibility Toolbar