TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Bruna Germana Nunes Mota

Orientador:

Bruna Germana Nunes Mota

Banca Examinadora:

Bruna Germana Nunes Mota

Leine Maria de Lima Gadelha

Anemaura de Sousa Morais

Autor(es):

Carlos Roberto Rodrigues da Silva
Geane do Nascimento Damasceno
Jéssica do Nascimento Damasceno
Wlamir Araújo Marques

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

A pesquisa tem como escopo a compreensão das tecnologias na educação com o intuito de destacar as suas potencialidades no processo de aprendizagem dos alunos. Diante das necessidades impostas pela aceleração do conhecimento tecnológico para aplicação em sala de aula, por que tantos profissionais sabem tão pouco ou quase nada sobre as ferramentas educacionais? Quais os motivos que levam esses profissionais a priorizarem o ensino convencional na contramão do que propõe o ensino contemporâneo? O referido estudo justifica-se pela insegurança na transmissão dos conteúdos por vias virtuais, pela notória observância das necessidades de apoio de um profissional que acompanhe e manipule as ferramentas e pela constante opção feita pelos profissionais por métodos tradicionais de ensino. Utilizando uma metodologia qualitativa, foi possível identificar no comportamento desses profissionais de educação, suas reais necessidades, expectativas e receios no tocante ao tema; contribuindo para que a pesquisa explore com veemência tais ações. Ademais, evidencia-se a necessidade de qualificação dos profissionais do âmbito educacional, demandando constante aprimoramento tecnológico do processo educativo, em conformidade com conhecimentos específicos. E as escolas carecem do aparato tecnológico que estejam devidamente alinhados com as práticas pedagógicas, bem como treinem seus profissionais da educação qualificando-os na esfera tecnológica

Palavras-chave:

Tecnologia. Educador. Aprendizagem

Accessibility Toolbar