TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

INCLUSÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Bruna Germana Nunes Mota

Orientador:

Bruna Germana Nunes Mota

Banca Examinadora:

Bruna Germana Nunes Mota

Leine Maria de Lima Gadelha

Laryssa Queiroz Gonçalves

Autor(es):

Adriely Bezerra da Silva

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

A pesquisa discute sobre o papel do pedagogo. Por ser um dos principais atores neste ambiente de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, buscou-se entender como o pedagogo pode contribuir com a educação inclusiva, partindo da perspectiva central. A problemática da pesquisa é entender como o pedagogo percebe a proposta de inclusão na escola em que atua e os principais desafios para sua efetivação. O objetivo é investigar o papel do pedagogo como facilitador no processo de inclusão, no âmbito da educação regular em anos iniciais de uma escola pública em Fortaleza-Ceará. A justificativa se dá devido a experiências acadêmicas e pelo contato contínuo com pessoas que têm necessidade específica no desenvolvimento. Para metodologia da pesquisa foram realizados levantamento bibliográficos, observações de campo, bem como entrevista semiestruturada com um pedagogo. Concluiu-se que os estudos apontados entendem o processo de inclusão como ainda desafiador, pois está se consolidação na escola e nos profissionais da educação que, por sua vez, têm se mostrado fundamentais neste processo

Palavras-chave:

Inclusão. Pedagogo. Educação.

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