TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A PEDAGOGIA AFETIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Banca Examinadora:

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Autor(es):

Andresson Alves de Lima
Isa Mirian da Silva Moreira
Luana Oliveira Sousa
Natânia Chris Rodrigues Fonseca

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

Este artigo aborda a questão do uso de uma pedagogia afetiva, que se utiliza do vínculo como forma de contribuição para melhorar a aprendizagem na educação infantil. O objetivo principal foi compreender de que maneira a afetividade pode contribuir na aprendizagem da educação infantil. Como metodologia utilizou-se de uma abordagem qualitativa, de pesquisa do tipo bibliográfica e de campo. O lócus escolhido foi uma Escola Municipal da Cidade de EusébioCe. Como instrumento de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com duas professoras regentes das turmas do infantil I e V da escola. As reflexões e os dados obtidos acerca do tema, levaram a conclusão que a utilização da afetividade contribui e aprimora o desenvolvimento educacional e emocional dos alunos da educação infantil, sendo o aspecto afetivo praticado pelas professoras e escola.

Palavras-chave:

Afetividade. Aprendizagem. Professor. Educação Infantil

Accessibility Toolbar