TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA REGULAR

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Banca Examinadora:

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues

Fernanda Sleiman Rodrigues

Autor(es):

Margarete Ferreira Almeida
Maura Rodrigues Oliveira
Nadilene Ferreira de Sales

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

Este artigo aborda a questão dos aspectos necessários para que se possa alfabetizar a criança autista na classe comum do ensino regular. O objetivo principal foi compreender como acontece o processo de alfabetização da criança autista na classe comum do ensino regular. Como metodologia, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e de campo, além disso recorreu-se a ferramentas típicas do estudo de caso. O lócus escolhido foi uma escola Municipal da cidade de Eusébio – CE. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com duas professoras regentes do 1°ano A e B da escola. As reflexões e os dados obtidos acerca do tema levaram à conclusão de que o processo de alfabetização da criança autista requer bastante conhecimento para lidar com as diversas situações e requer toda dedicação e esforço do professor, a fim de serem promovidas estratégias de ensino que facilitem a compreensão do processo de alfabetização por parte do aluno autista.

Palavras-chave:

Alfabetização. Autismo. Estratégias. Educação inclusiva

Accessibility Toolbar